Em entrevista para o SBT Brasília, o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) Newton Batista destacou as denúncias feitas por profissionais de saúde e familiares de pacientes atendidos pelo serviço de atendimento domiciliar de saúde. De acordo com a denúncia, mais uma vez, a empresa Prime Home Care, responsável pelo contrato com o Governo do Distrito Federal (GDF) não estaria fornecendo os serviços de maneira adequada.
Essa não é a primeira vez que o Sindate evidencia as denúncias feitas contra a empresa. Em junho, durante reunião de familiares dos pacientes com gestores da Secretaria de Saúde (SES-DF), foram elencadas várias irregularidades sobre a Prime.
De acordo com as denúncias, a empresa terceirizada pela prestação de serviços home care estaria com problemas recorrentes na falta de materiais e insumos de assistência aos pacientes, além da precarização de trabalho dos profissionais contratados. Durante o encontro, parentes relataram que diariamente são vítimas de ameaças, quando reclamam da má qualidade do serviço, com retaliações na assistência.
Materiais de má qualidade
Outro fato que revelou preocupação e indignação são os materiais fornecidos em quantitativo insuficiente pela Prime. Desde o mês de abril, a empresa distribui de forma reduzida os insumos para o tratamento dos pacientes, além da qualidade do material colocar em risco a segurança dos profissionais. A luva de plástico descartável e os capotes de tecido distribuídos são impróprios e não recomendados para uso.

Familiares de pacientes denunciaram luvas de plástico descartáveis distribuídas por empresa Home Care
Empresa onera famílias
Os familiares reclamaram ainda que arcam com custos de responsabilidade da empresa, como a compra de materiais e a higienização de Equipamentos de Proteção, o que deixa brecha para um risco de contaminação nas residências. Segundo informado, no último final de semana, foi constatado o déficit de técnicos em enfermagem para cuidar dos pacientes, o que acabou deixando sob responsabilidade das famílias.
Durante a reunião, estiveram presentes o secretário adjunto executivo da pasta, Dr. Paulo Ricardo e representantes da Gerência de Serviços de Atenção Hospitalar, Diretoria de Serviço de Internação, Subsecretaria de Atenção Integrada à Saúde (SAIS).
Sindicato denuncia práticas ilegais
O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) e presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-DF) Newton Batista, denunciou a recorrência de problemas trabalhistas da Prime recebidas pelo sindicato, que tem aumentado consideravelmente, como a falta de pagamento do auxílio-transporte e alimentação, bem como o salário, que é pago em até 5 parcelas. Os pacientes são prejudicados em virtude da quantidade insuficiente de técnicos em enfermagem para o atendimento domiciliar.

