Filie-se

HISTÓRIA

O SINDATE-DF foi fundado em 2003, no entanto, sua carta sindical só foi reconhecida em 2011, quando iniciamos um trabalho intenso para resgatar anos de esquecimentos da categoria que era representada por outros sindicatos não específicos.

Em um curto período de tempo conseguimos reunir uma categoria que estava desacreditada e incrédula com sindicatos. Com um jeito diferente, ousado e incorruptível, a diretoria do Sindate conseguiu, em quatro anos, filiar mais de 4 mil trabalhadores, mostrando que seria possível acreditar no fortalecimento de uma categoria importante, porém, esquecida.

Tivemos várias conquistas tanto no âmbito dos serviços públicos como também na iniciativa privada. De longe, a principal delas é a redução da jornada de trabalho para 20h semanais para os servidores públicos e reestruturação salarial.

Na iniciativa privada conseguimos aumentar o piso em mais de 30% em três anos de negociações, além de folgas de plantões trabalhados em feriados.

Outro ponto importante são as defesas dos trabalhadores em processos éticos, em que vários colegas eram condenados injustamente sem ter ninguém para lhes defender.

Após um acordo entre conselho e sindicato, todos trabalhadores citados em processos éticos são encaminhados para o sindicato, assim temos, em tempo, condições de assisti-los em todas as fases do processo.

Sabemos que as conquistas são pequenas diante da imensidão de descasos com a categoria, mas cremos que uma categoria forte é uma categoria organizada e que tem um sindicato que luta.

Estamos ajudando outros estados a fundar seus sindicatos específicos, e se você quiser podemos ajudar!