Por Leandro Montes
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) acompanhou, nesta terça-feira (20/03), o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, que tem como objetivo a atuação e discussão em todos os estados e no DF, abordando a proposta de reforma à Previdência Social, medida proposta pelo Governo Bolsonaro por meio da PEC 06/2019.
O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT-RS) e contou com a participação de outros parlamentares, representantes de centrais sindicais, pesquisadores e consultores que contribuíram na luta contra o fim da Previdência Social pública e o enfrentamento propositivo à Reforma da Previdência.

Durante o debate, a direção do Sindate-DF conversou com alguns deputados sobre as mudanças propostas na aposentadoria especial aos trabalhadores da saúde, que no regime atual, garante o direito de aposentar mais cedo com salário integral àqueles que desenvolvem atividades de natureza insalubre, estando exposto aos agentes nocivos à saúde, desde que tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição que é de 25 anos, dependendo do agente nocivo. Os diretores abordaram com alguns parlamentares, entre eles, o senador Paulo Paim, para que seja revisto a mudança no regime especial, que na reforma, limita a aposentadoria de acordo com uma idade mínima para que o trabalhador consiga o benefício.
Ao final do evento, Paim sinalizou a realização de uma audiência para tratar das alterações no regime especial com profissionais da saúde e entidades sindicais.
A direção do Sindate-DF destaca que continua na luta para que os direitos conquistados sejam mantidos e que haja avanços na aposentadoria especial aos profissionais da área da saúde.

