A diretoria do Sindate se reuniu na tarde desta quinta-feira (15) com representantes do governo no Palácio do Buriti para ouvir as propostas do GDF para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Após negativa dos representantes dos sindicatos da saúde presentes o governo fez opção alternava. O Sindate apresentará para a categoria em assembleia a ser realizada amanhã aos auxiliares e técnicos em enfermagem.

A reunião com os representantes dos sindicatos da Saúde foi conduzida pelo chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, e contou ainda com a presença de da secretária de Planejamento e Orçamento, Leany Lemos, do secretário de Fazenda, Leonardo Colombini, do secretário de Administração e Desburocratização, João Paulo Vogel e do secretário de Relações Institucionais e Sociais Marcos Dantas.

Na ocasião Doyle Pela propôs pagar os valores atrasados parcelados ao longo de 2015, sendo as Férias nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março; o 13º Salário dos aniversariantes em Dezembro de 2014, em Abril, Maio e Junho; as Horas-Extras em Julho e Agosto e os resíduos (13º Salário, Férias e Licenças) em Setembro e Outubro. A proposta foi recusada pelos Sindicatos da Saúde.

Os representantes dos sindicatos chegaram a fazer uma contraproposta, mas o GDF ofereceu uma segunda alternativa: Pagar as Horas-Extras e Férias até o último dia útil nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março e os resíduos em Abril, Maio e Junho.

Nesse caso com os valores corrigidos pelo índice da Poupança. Os sindicatos fizeram sugestões que resultou em melhoria da proposta final do governo. Na ocasião o vice-presidente do Sindate solicitou o abono ao ponto dos servidores em relação aos dias paralisados, o que foi acatado pelo representante do GDF. Com a nova proposta a diretoria do Sindate-DF decidiu realizar nova assembleia amanhã, às 10 horas em frente ao Pronto Socorro do Hospital de Base do DF (HBDF), para colocar a proposta em votação e definir se a categoria aceita as condições do GDF ou se mantém a greve.

Parcelamento de salários

O GDF alterou o cronograma de pagamentos de salários que pode ficar fatiado, dependendo do valor líquido que servidor receba de salário. De acordo com as novas regras, aqueles que recebem até o limite de R$ 9 mil terão os valores creditados até o 5º dia útil do mês; entre R$ 9 mil e R$ 11 mil, terão a diferença de R$ 2 mil depositada no dia 15; Entre R$ 11 mil e até R$ 16 mil terão R$ 5 mil depositados até o dia 24. Aos que recebem acima de R$ 16 mil, terão a diferença depositada até o último dia útil do mês.

Segundo o vice-presidente do Sindate-DF Jorge Vianna: “Esse fracionamento para o pagamento dos salários proposto pelo GDF praticamente não atinge os auxiliares e técnicos em enfermagem, devido aos salários praticados para a nossa categoria.”, explica sem perder a oportunidade para uma brincadeira: “Mas seria ótimo se tivéssemos que ter essa preocupação.”, complementa Vianna.

Assembleia Geral dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem

Confira Algumas Fotos