por Kleber Karpov

Na manhã dessa quarta-feira (14), houve o Ato Unificado dos Sindicatos da Saúde, representam os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), na praça em frente ao Palácio do Buriti. Na ocasião ocorreu também a Assembleia Geral do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), que decidiu deflagrar a greve da categoria.

Além do Sindate, entre outras entidades sindicais que representam os servidores da SES-DF, participaram do Ato Unificado os Sindicatos dos Médicos (SindMédico) e o Sindicato dos Enfermeiros (SEDF). Na ocasião a categoria representada pelo Sindate, durante a assembleia, decidiu deflagrar greve por unanimidade até que o GDF efetue os pagamentos em atraso desde Dezembro.

Os servidores exigem do GDF o pagamento imediato de 13º Salários dos trabalhadores aniversariantes em Dezembro, Férias, Horas-Extras, bem como de resíduos salariais dos servidores.

Os servidores reivindicam ainda que os valores devidos não sejam colocados como ‘exercício findo’, o que desobrigaria ao GDF efetuar o pagamento imediato dos valores devidos. Nesse sentido o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), se comprometeu em trabalhar para quitar a dívida com os trabalhadores sem causar mais prejuízos aos trabalhadores, por causa da dívida deixada pelo antecessor, Agnelo Queiroz (PT).

O presidente do Sindate-DF, João Cardoso, esclarece aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem que aderirem ao movimento para assinar a lista de presença, disponível em cada regional com o responsável do comando de greve.

Cardoso também faz um alerta: “A categoria deve ficar atentos ao site do Sindate para orientações e denúncias de gestores que porventura venham a ameaçar os servidores.”, orienta ao lembrar que é comum o abuso de poder e o assédio moral em período de greve dentro das unidades de saúde.

A diretoria do Sindate observa ainda que terá reunião com o governador, amanhã, às 14h30min, ocasião em que Rollemberg deve apresentar as propostas para os servidores da Saúde.

Novas informações serão publicadas em breve no website do Sindicato bem como nas redes sociais.

Comando de Greve

Lista de Presença

Salvar Lista de Presença

Confira Algumas Fotos