Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Comunicação»Notícias»Servidores da saúde são vítimas de agressões
    Notícias

    Servidores da saúde são vítimas de agressões

    06/03/2014Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email
    Kleber Karpov

    O vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, apura agressões no unidade, na UPA do Núcleo Bandeirante.

    Por Kleber Karpov

    No último sábado (1/3), a diretoria do Sindate-DF foi chamada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante por causa de tentativas de agressão a servidores. Isso após uma mulher agredir verbalmente e tentar atacar as enfermeiras da unidade, após ser informada que não poderia acompanhar o namorado durante um procedimento simples. Em menos de uma semana foi o segundo caso registrado naquela unidade.

    Em 27 de fevereiro, um homem que acompanhava um irmão em estado grave começou uma confusão por causa da lentidão no atendimento e por tentar entrar a força na área interna da UPA. Os seguranças tentaram contê-lo e pediram reforço da Polícia Militar. Como o rapaz tinha apoio de outros pacientes, houve uma grande confusão e um segurança acabou quebrando uma perna, após levar uma queda.

    O vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, lembra que há vários relatos de ataques e tentativas de agressões aos servidores da saúde e que embora estejam protegidos pela Lei: “O Código Penal prevê pena que varia de seis meses a dois anos de prisão ou pagamento de multa, em casos de desacatos de servidores públicos.” Para Vianna “é necessário que haja segurança nos ambientes de trabalho, isso porque os servidores vêm para o trabalho, e são obrigados a desempenharem suas tarefas em meio ao medo e a insegurança”, complementa Vianna.

    Viana observa ainda que a lentidão no atendimento ainda é um dos grandes vilões dessas agressões, pois são alvos de muitas reclamações. Para Vianna, “ao menor sinal de tensão nesse ambiente, a bomba explode, na maioria das vezes, nas mãos daqueles que fazem os atendimentos, ou seja, os atendentes, auxiliares, técnicos e enfermeiros”.

    Tentativa de homicídio no Hospital do Gama

    Em 20/01/14, um rapaz de 23 anos foi baleado dentro do Hospital Regional do Gama (HRG), enquanto estava internado à espera de uma cirurgia. O criminoso se identificou como visitante e entrou no hospital no horário de visita.

    Prisioneiro em tratamento desarma vigilante no Paranoá

    Em 24/11/13, dois presos que estavam internados no Hospital Regional do Paranoá (24/11) conseguiram se soltar e roubar a arma de um agente penitenciário. Um pai e um menino de 10 anos, em recuperação de uma cirurgia, foram feitos de reféns. Vários tiros foram disparados colocando em risco a vida de servidores e pacientes. Situações como essa demonstram a necessidade de haver, nas unidades prisionais, estruturas de atendimento 24 horas para os presos.

    Agressões no Hospital da Ceilândia

    Em 21/6/10, um travesti com HIV retira sangue com seringa e perfura por várias vezes a mão de uma enfermeira e morde técnica em enfermagem. Isso após aguardar por mais de cinco horas por atendimento de uma amiga no Hospital Regional de Ceilândia. Sindate-DF. Mudando a História!

    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorSindate participa de inauguração de nova sede do Coren-DF
    Próxima Notícia Servidores recebem dias descontados indevidamente

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024582 Visualizações

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025128 Visualizações

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025116 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.