Dia Internacional da Mulher

Por Kleber Karpov

A profissão de enfermeiro é relatada desde antes de Cristo, embora não fosse identificada por esse nome. Na prática tratava-se apenas de homens ou mulheres que se dedicavam a cuidar de doentes, idosos e deficientes.

Historicamente duas mulheres se marcaram a história da enfermagem, Florence Nightingale, enfermeira de guerra em Solferino, Itália, na Guerra da Crimeia (1854-1856), que se tornou conhecida como a dama da lâmpada, pois percorria as enfermarias dos acampamentos, de lanterna na mão atendendo os soldados doentes.

No Brasil após ter os filhos convocados para lugar na Guerra do Paraguai (1864-1870), pois o país integrara a Tríplice Aliança em 1865, Ana Néri, se inscrevei como voluntária e se tornou a primeira enfermeira brasileira, que atuou voluntariamente na guerra.

Nos três contextos há algo em comum, a força da mulher. Da mulher guerreira, mãe, forte, solidária, mas principalmente, que cuida dos enfermos.

O Sindate parabeniza todas as mulheres, com carinho especial, às dedicadas àquelas dedicadas à enfermagem, Parabéns pelo seu dia!

Sindate e você, mudando a história!