Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Sem categoria»Lei do deputado Jorge Vianna sobre segurança no trabalho beneficia servidores públicos do DF
    Sem categoria

    Lei do deputado Jorge Vianna sobre segurança no trabalho beneficia servidores públicos do DF

    09/10/2019Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Foto: Wilter Moreira
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    Por Rayane Fernandes 

    Já está em vigor a Lei nº 6393, de 3 de outubro de 2019, que trata sobre a Política Distrital de Segurança e Saúde no Trabalho (PDSST). De autoria do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), a norma tem o objetivo de promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida do servidor público da administração direta e indireta do Distrito Federal, bem como a prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho. A publicação da lei encontra-se no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (9). Confira aqui. 

    De acordo com o deputado Jorge Vianna, essa é uma lei histórica para os servidores do governo do Distrito Federal. “É um marco para os trabalhadores. Nunca tivemos uma legislação que pudesse garantir a segurança e a saúde do trabalhador. Temos algumas portarias que até atendem, mas lei não tinha”, disse. “Eu, por ser oriundo do movimento sindical, eu vivi as necessidades e as dificuldades que os trabalhadores têm com relação à segurança, à medicina do trabalho, às condições de trabalho. Eu vivi na pele essas situações. Por isso, um dos meus primeiros projetos a serem protocolados foi esse. Graças a Deus virou lei e agora espero que o governo faça a implementação”, completou. 

    Essa legislação já era algo esperado pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), segundo o diretor Newton Batista, após a eleição do deputado Jorge Vianna. “É algo que a gente buscava há muito tempo, mas nunca tivemos apoio dos parlamentares. Mas com um representante na Câmara Legislativa, conseguimos implementar um projeto que chega para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou. “Em relação aos servidores da saúde e, principalmente, os auxiliares e técnicos em enfermagem, que possuem diversos problemas de saúde por conta da sobrecarga de trabalho, nós conseguiremos cobrar da Secretaria de Saúde que faça o acompanhamento e a promoção da saúde desse servidor”, finalizou. 

    O que diz a lei

    Para que os objetivos sejam alcançados, o governo deverá articular continuamente ações nas relações de trabalho, produção, consumo, ambiente e saúde, contando com a participação das organizações representativas dos servidores e do Estado. Entre as principais estratégias para a implementação da política estão as avaliações dos ambientes e processos de trabalho, bem como o acompanhamento da saúde do servidor e as ações educativas em saúde. 

    No que diz respeito ao acompanhamento da saúde do servidor, a lei determina que este será realizado por uma equipe multiprofissional e terá caráter de prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce e monitoramento dos agravos à saúde relacionados à atividade laboral. Deverá, ainda, considerar as questões incidentes sobre o indivíduo, o ambiente de trabalho e a coletividade de servidores públicos, utilizando os dados provenientes dos exames de saúde, da perícia, da vigilância, dos registros de acidentes em serviço e da assistência à saúde.

    Entre outros assuntos, a lei dispõe sobre os princípios e diretrizes que deverão ser seguidos, questões sobre como será realizado o planejamento das ações educativas em saúde e também sobre como será a avaliação ambiental de agentes físicos, químicos e biológicos. 

    Para saber mais, leia a lei completa aqui, na página 1.  

    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorIprev-DF convoca ex-servidores para prova de vida
    Próxima Notícia GATA será principal assunto de reunião entre o deputado Jorge Vianna e o governador Ibaneis Rocha nesta sexta (11)

    Notícias Relacionadas

    Sem categoria

    Assembleia Geral dos Técnicos em Enfermagem do IGESDF — Santa Maria

    30/05/2025
    Comunicação

    Técnicos da SES-DF: saiu a ampliação das 40h

    22/08/2024
    Destaque

    Edital de Convocação AGE Presencial de Março de 2023

    02/03/2023
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024376 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202577 Visualizações

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/202576 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.