Por Rayane Fernandes
Incorporação da Gratificação de Atividades Técnico-Administrativa (GATA). Esse é um dos assuntos mais polêmicos na saúde do Distrito Federal e cobrados pelos auxiliares e técnicos em enfermagem. Após reunião sobre o tema com os diretores Newton Batista e Isa Leal do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), nesta quinta-feira (10), o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) informou que a GATA será o principal assunto da pauta da reunião que fará com o governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (11).
Desde que assumiu o cargo eletivo, o parlamentar tem cobrado do governo o pagamento da gratificação. Inclusive, em março e agosto deste ano, Vianna utilizou a tribuna do plenário para falar sobre o tema e pediu celeridade no andamento do processo. Na ocasião, o deputado lembrou que os servidores aguardam há 12 anos pelo pagamento da incorporação.
Agora, a alegação do governo para adiar o pagamento é a espera pelo julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do processo, com repercussão geral, que trata sobre reajuste de remuneração e que está incluso a proporcionalidade e a GATA.
O Sindate-DF, que também já cobrou diversas vezes o governo, espera que a reunião entre o deputado e governador traga boas notícias para os servidores que aguardam há anos pela incorporação.

