Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Destaque»Aposentadoria especial: Sindate-DF cobra, no Senado Federal, aprovação da emenda na Reforma da Previdência
    Destaque

    Aposentadoria especial: Sindate-DF cobra, no Senado Federal, aprovação da emenda na Reforma da Previdência

    26/08/2019Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    Por Leandro Montes

    Melhores condições de trabalho e a aposentadoria especial para os auxiliares e técnicos em enfermagem foram as principais reivindicações do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, na última sexta-feira (23), que discutiu o tema “Previdência e trabalho”, com foco na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.  

    A audiência, presidida pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT/RS), contou com a participação de representantes sindicais, associações, economistas e estudiosos, que apresentaram dados sobre o sistema previdenciário e teceram críticas sobre a PEC aprovada pela Câmara dos Deputados no início de agosto, atualmente em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde aguarda parecer do relator.

    O presidente do Sindate, João Cardoso, defendeu a importância da inclusão dos auxiliares e técnicos em enfermagem na aposentadoria especial, devido aos malefícios pela constante exposição a agentes químicos, físicos e biológicos que possam prejudicar a saúde do trabalhador com longos anos de atividades no setor laboral. Cardoso chamou atenção ainda para os projetos em tramitação no Congresso que se estendem há mais de 19 anos para serem votados, como a regulamentação das 30 horas para enfermagem e o piso salarial dos técnicos.

    [quote bcolor=”#00d165″]”É uma questão de justiça garantirmos a aprovação desses projetos e a aposentadoria especial para os técnicos, tendo em vista o trabalho penoso que são submetidos”, assinalou João Cardoso. [/quote]

    Piso salarial e melhores condições de trabalho

    A diretora do Sindate Josy Jacob, expôs o quantitativo de auxiliares e técnicos em enfermagem no Brasil, que chegam a quase 2 milhões, sendo que as mulheres compõem grande parte desse número, com cerca de 84%. Jacob considerou o piso salarial da categoria como “vergonhoso” e ressaltou as dificuldades enfrentadas devido à dupla jornada, em que muitas vezes os profissionais precisam ter até dois empregos para sobreviverem. “Estou falando de uma profissão que todos nós vamos depender um dia. Todos nós precisamos dos trabalhadores da saúde e se não tivermos a sensibilidade de falar dos profissionais de enfermagem, será um problema social”, destacou. “A saúde é muito mais ampla do que estou dizendo. É importante os parlamentares conhecerem de verdade a nossa realidade. Fica nosso apelo, nosso pedido de socorro para que os legisladores tenham sensibilidade com todos esses profissionais”, finalizou. 

    Ao final da audiência, nas considerações, Cardoso e Jacob reiteraram suas falas, pedindo atenção especial com os profissionais, que precisam de regras especiais para se aposentar e que não estão previstas na reforma, e lembraram que a

    O senador Paulo Paim (PT-RS), também presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, afirmou que irá se empenhar junto a outros parlamentares para garantir a aprovação da emenda. “Estamos na expectativa de que o Senado Federal realmente exerça o seu papel de revisora, não somente bata o carimbo no que foi aprovado na Câmara, como já aconteceu”, destacou. O presidente da CDH espera que o Senado ainda faça duas sessões temáticas sobre a reforma.

     

    Saiba mais sobre o assunto:

    PLS da aposentadoria especial é aprovado na CAS e segue para votação no Plenário

    Sindate-DF e UGT pedem, no Senado, aposentadoria especial para auxiliares e técnicos em enfermagem

    https://www.sindatedf.com.br/2017/07/profissionais-de-enfermagem-defendem-aposentadoria-especial-por-insalubridade.html

     

    Aposentadoria Especial: Sindate consegue incluir categoria no PLS 349/2016

    https://www.sindatedf.com.br/2016/12/pls-3492016-categoria-e-incluida-no-projeto-de-aposentadoria-especial-da-enfermagem.html

     

    30 horas Aposentadoria Especial João Cardoso Josy Jacob Paulo Paim PEC 06/2019 Reforma da previdência Senado Federal
    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorDireção do Sindate, em conjunto com deputado Jorge Vianna garante permanência de servidores no HRSM
    Próxima Notícia Rede APH dá desconto especial para filiados do Sindate-DF em curso de capacitação

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024376 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202577 Visualizações

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/202576 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.