Isadora Teixeira

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) atrasou o pagamento dos salários referentes a setembro, que deveria ter sido feito até essa quarta-feira (7/10), e das férias dos funcionários.

A remuneração dos dias trabalhados no mês passado tinha que ser paga até o quinto dia útil, ou seja, na quarta. O diretor-jurídico do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), Newton Batista, disse à coluna Grande Angular que os problemas com o atraso das férias começaram na semana passada.

“A gente vinha tendo problemas com relação a atraso no pagamento das férias dos funcionários do Iges-DF. Eles procuraram o sindicato e nós pedimos ajuda ao deputado distrital Jorge Vianna (Podemos). Segundo o parlamentar me disse, o instituto informou que regularizaria a situação ainda hoje [quinta-feira (8/10)]”, afirmou.

“Está todo mundo esperando não apenas o pagamento das férias, mas também do salário. Os funcionários entraram em pânico”, ressaltou.

Um empregado do Iges-DF, que pediu para não ser identificado, disse à coluna que o instituto efetuava o pagamento do salário no dia 1º de cada mês, mas em setembro a rotina mudou e os servidores passaram a receber as remunerações no quinto dia útil. “O atraso não era comum antes”, pontuou.

O Iges-DF é responsável pelo Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF.

O problema vem à tona no mesmo dia em que o Metrópoles noticiou que o Hospital de Base, a maior unidade de saúde da capital do país, ficou desabastecida de papel higiênico, sabão neutro e toalhas de mão descartáveis. Trabalhadores organizaram uma vaquinha para comprar os itens.

Faltam materiais de higiene no Hospital de Base

Não há sabão nos banheiros do Pronto-Socorro para lavar as mãos

Faltam materiais de higiene no Hospital de Base

Sem papel higiênico, os banheiros não podiam ser usados

Faltam materiais de higiene no Hospital de Base

Os servidores e colaboradores fizeram uma vaquinha para comprar papel

Problema técnico

Na quarta-feira, o Iges-DF informou ao Metrópoles que o pagamento das férias de colaboradores seria retomado entre quarta e quinta-feira. “Em razão de problemas de ordem técnica, o banco responsável pelo depósito não fez o repasse na data prevista”, disse.

Por meio de nota enviada nesta quinta-feira, a direção do Iges-DF informou que houve um problema técnico junto ao banco, mas a pendência foi resolvida e “efetuou o pagamento dos colaboradores, que cai nesta quinta-feira, assim como as férias”.

Conforme legislação vigente, o pagamento é efetuado até o quinto dia útil. Sobre os pagamentos de meses anteriores, estão todos em dia”, disse.

Em comunicado, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que houve problema técnico junto ao banco para o pagamento dos salários

Iges-DF disse que efetuou pagamento de salário atrasado

A respeito da ausência dos produtos de higiene, o Iges-DF afirmou que “a empresa responsável pelo abastecimento dos produtos de higiene do Hospital de Base já foi acionada para fazer a devida reposição do material”.

O Iges ressaltou tratar-se de “um problema pontual” e pediu “desculpas aos pacientes, familiares e colaboradores”.

Colaborou Manoela Alcântara

Fonte: Metropóles