O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) vem a público expressar sua indignação e repúdio às ações intoleráveis das forças de segurança de Pernambuco, contra os auxiliares e técnicos em enfermagem, ocorrida nesta quarta-feira (12/02), em Recife/PE, quando protestavam em frente ao Hospital da Restauração, exercendo seu legítimo direito democrático, na reivindicação por melhores condições de trabalho e de salário.
O Sindate declara seu apoio e expressa sua solidariedade aos profissionais de enfermagem de Pernambuco, em especial ao presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SATENPE), Francis Herbert, que sofreu agressão física e foi detido pela Polícia Militar. Os excessos cometidos são inaceitáveis, tendo em vista que a manifestação é legítima e a ação truculenta feriu direitos individuais e coletivos de quem se dedica diariamente pela melhoria de uma saúde pública.
A violência exacerbada e abusiva a qual os profissionais foram vítimas soma-se à falta do diálogo efetivo e necessário com o governo estadual de Pernambuco. A direção do Sindate condena veemente a ação descabida das forças de segurança do estado contra os profissionais, pois entende que a atitude representa uma tentativa de repressão e um ataque brutal contra o direito de livre expressão e manifestação. O infeliz evento merece apuração com imparcialidade e punição exemplar.
Brasília, 14 de fevereiro de 2020.
Direção Sindate-DF
Confira no vídeo a ação da PM

