O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), vem a público repudiar a agressão cometida contra uma técnica em enfermagem, na última terça-feira (11), no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um paciente – que se identificou como um médico – agrediu durante o atendimento, insultos e ameaças a profissional de enfermagem.
O Sindate repudia toda e qualquer forma de violência contra os profissionais de enfermagem, quando estes no exercício de suas atividades, possuem extrema importância para o andamento e manutenção dos serviços de saúde. Não há motivos que possam justificar as constantes ocorrências de agressão sofridas pelos profissionais nos locais de trabalho.
A direção do sindicato se solidariza com a técnica em enfermagem e luta constantemente pelo respeito e valorização dos profissionais de enfermagem, que representam cerca de 60% do total dos trabalhadores da saúde e são a base de sustentação do SUS. A entidade espera que medidas sejam adotadas em relação a conduta do médico, que fere a ética profissional, uma vez que impõe seu título e hierarquia como pretexto para exigir privilégios e fazer ameaças usando desta condição como prerrogativa.

