A direção do Sindate esteve na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na manhã da quarta-feira (11/01), para conversar com a equipe sobre as dificuldades que estão passando devido aos problemas da Secretaria de Saúde, como a falta de insumos laboratoriais.
No entanto, embora as dificuldades existam, a equipe do CCIH é bastante comprometida, e apesar das dos problemas terem afetado a continuidade do trabalho desenvolvida por estes profissionais, ainda existem muitos projetos planejados para serem executados no ano de 2018.
De acordo com a servidora Ana, a CCIH acompanha os casos de infecção em todo o hospital e estão sempre vigilantes aos casos, e principalmente às mais greves. No entanto, a falta de recursos humanos e estrutura física dificulta aplicar as normas. A equipe sempre oferece cursos e treinamento para servidores e usuários, e alertam que todos devem ter cuidados individuais, a simples ação da lavagem das mãos já diminui consideravelmente os riscos de infecção.
“A intenção é cada vez mais estreitar a relação entre trabalhadores e CCIH, com visitas, treinamentos e orientações, pois ouvimos sempre que CCIH não atua”, relatam as servidoras.

