Após reclamações quanto às remoções dos servidores dos Centros de Saúde para outras unidades da rede, conforme preveem as portarias 77 e 78, a direção do Sindate se reuniu com o Superintendente da Região de Saúde Sul, Dr. Robledo Lacerda, com a Diretora da Diraps, Ana Flávia Saraiva e a Gerente de Enfermagem Karoline Ediélic, na manhã da quarta-feira (20/09), para entender como essas remoções estavam sendo feitas.
Segundo a gestão do hospital, foi feito um levantamento na qual a Diretora Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) detectou que havia excedente de técnicos em enfermagem na atenção primária, e decidiu fazer o dimensionamento para outras unidades da mesma região.
Ainda de acordo com a superintendência, a gestão já conversou e expôs a necessidade da remoção dos servidores excedentes. Atualmente, a região Sul possui 52 equipes, sendo que existem 104 técnicos em enfermagem nessas equipes, 53 técnicos excedentes, sendo 35 com restrições.
Diante o exposto, a direção do Sindate solicitou a planilha de dimensionamento para verificar se esses profissionais de fato foram ouvidos. O sindicato entende a importância de ser feito o dimensionamento dentro da rede, e por isso informa que entrará em contato com os 18 técnicos excedentes que serão removidos para saber se foram escutados da maneira adequada, e se serão redirecionados para setores de acordo com seu perfil.
Por Evely Leão