Foto: Matheus Oliveira

Os documentos não retirados serão destruídos

Por Vanessa Cezar

Servidores ativos e inativos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal têm até o dia 13 de abril para solicitar contracheques não retirados no período de 1973 a 2000. Desde que o prazo foi iniciado, em fevereiro deste ano, mais de 900 pessoas fizeram a requisição do documento. A pasta possui 1.666 caixas de contracheques arquivados.

A diretora de Documentação da rede, Luciene Carrijo, explica que, após o término do prazo de solicitação, a unidade fará a triagem das pessoas que têm documentos a retirar. “É um trabalho minucioso, pois uma única caixa pode conter até 4 mil papeis. O contracheque pode ser retirado mediante a apresentação de um formulário. Os que não forem resgatados, serão destruídos”, ressalta Carrijo. Ela esclarece que, conforme a Portaria nº 2/4, a pasta não é a responsável pelo armazenamento.

Os interessados em fazer a solicitação devem preencher um formulário para ser entregue no Protocolo Geral (Edifício-Sede) ou no Arquivo Central (Parque de Apoio) da Secretaria de Saúde. As duas unidades possuem a versão impressa do documento que também pode ser acessado aqui.

Luciene destaca que os interessados podem escolher, por meio do formulário, o local de retirada dos documentos que serão disponibilizados nas duas unidades de entrega das guias.

Ao apresentar a ficha preenchida, a pessoa deverá fornecer a versão original da carteira de identidade ou crachá, além de uma cópia. Para herdeiros e responsáveis legais, é necessária a apresentação da certidão de óbito do aposentado ou procuração original com cópia, caso o servidor não possa comparecer.

Fonte:  Agência Saúde