Foto: Felipe Menezes/Metrópole

Os cursos oferecidos são nos campi Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga

O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu processo seletivo para preenchimento de mais de 1.400 vagas em cursos técnicos gratuitos de diversas áreas e modalidades. As oportunidades são para os campi Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. Os cursos dessa seleção terão início no segundo semestre de 2017.

Os interessados devem se inscrever pelo site processoseletivo.ifb.edu.br, no período de 17 de abril a 8 de maio, até às 18h. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico.

Quadro de Vagas

Divulgação IFB

Entenda as modalidades

Veja em qual delas você tem interesse em se inscrever:

Integrado – Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB): Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.

Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola): Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio (em sua escola de origem) e o curso técnico no IFB.

Subsequente (Pós-Médio): Para quem já concluiu o Ensino Médio. De 1 a 2 anos de duração.

IFB opera no limite
Criado em 2008 e hoje com 16 mil alunos, o Instituto Federal de Brasília tem enfrentado dificuldades para funcionar devido a sucessivos cortes de orçamento impostos ao Ministério da Educação pelo Planejamento federal. Só neste ano, a instituição perdeu mais de R$ 7 milhões. Os recursos passaram de R$ 29,9 milhões em 2016 para R$ 22,1 milhões em 2017, comprometendo serviços e investimentos.

Nos próximos dias, a Reitoria anunciará as áreas que sofrerão contigenciamento em 2017. No entanto, o reitor do IFB, Wilson Conciani, descartou enfaticamente a possibilidade de redução no total de vagas, cancelamento de cursos e fechamento de unidades. “Isso iria em direção contrária à própria razão de ser dos institutos federais, que foram criados para servir a comunidade”, afirmou ao Metrópoles.

Fonte: Metrópoles