Foto: Carlos Prado

Nesta semana a direção do Sindate iniciou uma atividade nas superintendências da Secretaria de Estado de Saúde, que tem como objetivo fazer um levantamento do que pode ser melhorado em cada regional e tentar buscar soluções juntos às superintendências, além de mostrar à população os serviços prestados pelos servidores da SES-DF. Essa semana a direção esteve na região de Saúde Sudoeste que corresponde à Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas.

Taguatinga

Hospital Regional de Taguatinga

A primeira cidade da região sudoeste que foi visitada pela direção do Sindate foi Taguatinga. Na visita, foi detectado uma série de problemas, mas também muitos pontos positivos, entre eles o funcionamento da Central de Radiologia de Taguatinga (CRT) que já realiza exames de mamografias; ecografias; raio x e Densindometria óssea, além de ter uma agenda aberta para os exames de raio x. A central funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h.

Além dos centros de saúde e do Hospital Regional de Taguatinga, outra unidade visitada foi a Clínica da Família nº 01 localizada no Areal, que possui três equipes formadas; agendamento flexível para os atendimentos; sala de vacina e disponibiliza tratamentos odontológicos; homeopatia; nutricionista e assistente social, além de uma técnica de massagem voltada para bebês conhecida como Shantala.

Dentre os pontos negativos estão a falta de insumos; os problemas causados pela portaria nº 231; autoclave quebrada; falta de técnico em saúde bucal (TSB), horas de greve negativa e problemas de queda do sistema.

Samambaia

Centro de Saúde nº 02

Na visita às unidades de saúde da cidade de Samambaia, a direção também encontrou bastantes pontos positivos no que se refere aos serviços prestados pelos servidores, como o Ambulatório de Saúde Funcional que oferece tratamento de fonoaudiologia; fisioterapia e psicologia para comunidade. No Hospital Regional de Samambaia três salas do centro cirúrgico estão operando, além das especialidades como cardiologia; dermatologia; mastologia; endocrinologia; geriatria e cirurgia geral.

Todavia, entre os problemas encontrados está a falta de servidores; a falta de material para triagem; a falta de padioleiro; macas quebradas; ar condicionado quebrado; a falta de oxímetro; elevadores quebrados; a falta de jelco 14 entre outros.

Recanto das Emas

No entanto, no Recanto das Emas a situação foi um pouco diferente, a direção encontrou muitos problemas relacionados a portaria nº 231, corte de ponto de quem nem participou da greve, além do relacionamento dos servidores com a chefia, que é um tanto conflitante.

Recanto das Emas relacionados

Reunião com a superintendente

Todos os problemas encontrados durante a visita da direção nas unidades de saúde que correspondem à região sudoeste foram apresentados à superintendente responsável, Dra. Lucilene Maria Florêncio de Queiróz. A reunião ocorreu no final da semana e contou com a participação além da superintendente, da Gerente de Enfermagem, Tatiana Fonseca e da Diretora Administrativa Shirlene Almeida.

Na ocasião, os diretores expuseram os problemas encontrados e pediram soluções, entre os problemas apresentados estão os elevadores quebrados; a remoção de pacientes; a retirada do sofá de descanso dos profissionais do Centro de Saúde nº 02 de Samambaia entre outros.

Elevadores quebrados

A superintendência informou a direção do Sindate que a nova empresa contratada para fazer a manutenção dos elevadores encontrou as máquinas com ausência de peças, e além do concerto seria necessário comprar peças novas para um dos elevadores. No entanto, um dos elevadores voltou a funcionar após a reunião do Sindate com a superintendência, enquanto o outro iria ficar parado por mais um tempo para que fossem compradas as peças novas, compras essas que são realizadas fora de Brasília.

Remoção de pacientes

Em relação a remoção de pacientes para outras unidades de saúde, ficou acordado uma equipe fixa de remoção, e que a gerencia de enfermagem iria abrir inscrições para os servidores que tivessem interesse em participar da equipe do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (Narp).

Portaria nº 231

A direção recebeu muitas reclamações dos servidores, não apenas dos técnicos em enfermagem, mas dos servidores de modo geral, com relação a aplicação da portaria nº 231, que acabou reduzindo a carga horária dos servidores nos centros de saúde, fazendo com que alguns setores fechassem em determinadas unidades de saúde, além de que muitos servidores não estavam entendendo o porquê de alguns centros de saúde estarem cumprindo a portaria e outros não.

A superintendente explicou a direção que se reuniu com todas as unidades de saúde da região e explicou como iria funcionar, e que as unidades que estivessem com servidores sobrando poderiam mandar os profissionais cumprir parte da carga horário nas emergências dos hospitais, desde que não prejudicasse o serviço nos centros de saúde. Dessa forma, os centros de saúde que não estão mandando servidores para cumprir a portaria é porque estão com número reduzido, por esse motivo que umas unidades mandam e outras não.

Compras de materiais

Quanto a compra de materiais, Lucilene informou que recebeu um valor muito pequeno para realizar as compras da região inteira. No entanto, já foi feito o pedido das compras regulares para resolver o problema da falta de materiais.

Sofá do C.S. nº 02

Sobre o sofá que havia sido retirado do Centro de Saúde nº 02 de Samambaia, após reclamações de usuários, a superintendente  pediu que fosse providenciado um novo sofá para o repossuo dos profissionais no mesmo dia da reunião com a direção do sindicato, e assim foi feito. No final da semana, um sofá foi entregue aos servidores,  pois a superintendente entendeu e mostrou que respeita o momento de descanso dos trabalhadores na hora do almoço.

As visitas 

A direção do Sindate acredita ser importante essas visitas nas superintendências e procura propor soluções que são fáceis de serem resolvidas a nível de superintendência. Toda semana a direção irá visitar uma região e no final da visita se reunirá com o superintendente responsável para pontuar os problemas e encontrar soluções.

Por Evely Leão