Na manhã desta quarta-feira (21/12) a direção do Sindate se reuniu com a Secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Dra. Leany Lemos; com o Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, Marcelo Herbert e com o Subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Márcio Gimenes, para tratar sobre corte de pontos dos servidores que participaram da greve no período de 24 de outubro à 18 de novembro.

A direção do Sindate solicitou à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), setor responsável pelos cortes nas folhas de pagamento dos servidores, à compensação dos dias parados e o estorno do dinheiro descontado dos trabalhadores. A direção do Sindate explicou e provou que seria mais econômico para o Estado se os profissionais devolvessem as horas de greve, assim o GDF iria economizar no pagamento das horas extras, e afirmou que a medida da falta foi desproporcional e os trabalhadores não poderiam ser penalizados. A secretária se comprometeu em levar a demanda do sindicato para o governador e dar uma resposta até a semana que vem.

Horas negativas

A comissão de Forponto da Secretária de Estado de Saúde já comunicou que as horas negativas seriam regularizadas, uma vez que já houve o desconto, e por esse motivo não há razão para o servidor ficar com horas negativas.

Plano de Carreira

Como já havia sido conversado com o Subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Márcio Gimenes, durante as negociações da greve, a questão da criação do Plano de Carreira dos Técnicos em Enfermagem e que o Sindate se comprometeu em assinar o acordo somente após a decisão final sobre o corte de ponto da categoria.

A secretária Leany recebeu do Sindate a proposta da Criação do Plano de Carreira da categoria e depois de trazer a reposta do governador sobre o corte de ponto de greve dos servidores, o acordo será assinado e a partir de 2017 será dado início as reuniões de discussão do plano.

Outras demandas

A direção propôs à Seplag que fosse criado um calendário de gozo da licença-prêmio, proposta ao qual a secretária se mostrou favorável, pois ela acredita que evitaria o acúmulo da pecúnia e todo mundo poderia tirar, além de ser uma demanda que pode ser atendida, uma vez que o calendário poderia ser feito por regional.

O sindicato solicitou ainda que à Seplag providenciasse padioleiros para Secretária de Saúde, pois antigamente era feito concurso, no entanto, nunca mais abriu para essa área. O Sindate pediu que a Seplag convocasse os padioleiros ou abrisse um novo concurso para essa área.  No entanto, essa proposta não pode ser aceita por conta Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O sindicato sugeriu então, que de forma emergencial, a secretaria de planejamento fizesse um convênio em forma de contrato com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), com escolas que dão curso de brigadista ou com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Essa foi outra proposta que a secretária se mostrou favorável e que ia tentar viabilizar.

Em relação às outras pautas apresentadas pelo Sindate como: o pagamento do adicional noturno dos servidores das regionais de Santa Maria, Taguatinga e Ceilândia; o pagamento da insalubridade; a gratificação de titulação e GMOV, a secretária informou que deverão ser discutidas em reunião com o secretário de Saúde, que é o responsável pela pasta.