Foto: Evely Leão

Na manhã da terça-feira (29) o conselho de Saúde do Distrito Federal realizou mais uma reunião extraordinária para aprovar a imediata consecução de todas as ações e procedimentos necessários para a gestão de política de formação, atenção e desenvolvimento de recursos humanos, especialmente da atenção primária na SES/DF.

Na ocasião, o presidente do Sindate e representante titular do segmento dos trabalhadores no Conselho de Saúde do DF, João Cardoso cobrou do secretário de Saúde, Humberto Fonseca que as decisões que estavam sendo deliberadas no Conselho de Saúde do DF fossem cumpridas pelas pela Secretaria de Saúde.

A reunião também abordou a aprovação do Plano Distrital de Saúde 2016/2019 e, a questão do conflito entre os hospitais regionais de Santa Maria e Gama sobre a reabertura do Centro Obstétrico de Santa Maria, que foi pedido para ser incluso na pauta pelo presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira.

Sobre esse assunto o secretário de Saúde, Humberto Fonseca que apesar de ter participa da última reunião, de 17 desse processo, ele afirma que em nenhum momento foi tomada decisão sem conhecimento dos profissionais e que a intenção não tinha sido desmontar um hospital para montar outro, mas habilitar e otimizar o serviço, por isso o C.O foi para Santa Maria, mas ele afirma ainda que mesmo assim ficou atendimento de retaguarda no Gama para não deixar a população sem atendimento.

O Secretário explica também que há projetos de construção para um novo hospital do Gama e que a secretaria de saúde vai estabelecer qual PPP vai entrar para então iniciar o processo licitatório e começar a construir um novo hospital regional no Gama.

29032016_02_02