Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Comunicação»Notícias»AUDIÊNCIA PÚBLICA: Ex-governadora e ex-secretário de Saúde do DF afirmam que o PL 1.486 é um erro
    Notícias

    AUDIÊNCIA PÚBLICA: Ex-governadora e ex-secretário de Saúde do DF afirmam que o PL 1.486 é um erro

    10/04/2017Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Foto: Carlos Prado
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    Mais uma vez representantes de entidades sindicais se reúnem em audiência pública, nesta segunda-feira (10/04), para debater a criação do Projeto de Lei nº 1.486/2017, de origem do Poder Executivo, que transforma o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) em instituto. A proposta dessa segunda audiência nasceu na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), a pedido do deputado Raimundo Ribeiro (PPS) o qual tem como principal motivador, o cidadão.

    O debate

    Quem iniciou o debate foi a ex-governadora do Distrito Federal, Dra. Arlete Sampaio que diz que o sistema único de saúde do DF é precursor do SUS, é um sistema importante e vem sofrendo gradativamente um processo de degeneração, e alguma coisa tem que ser feita. Para ela, começa-se criando o instituto do hospital de base, depois cria-se o do hospital do Gama e por aí vai. “É um equívoco esse projeto, no conteúdo e na forma”, afirma.

    Para o secretário-adjunto, Ismael Alexandrino, representante da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), debater esse projeto é de suma importância e não pode ser ignorado, e afirma que no instituto Hospital de Base não será colocado capital privado no seu regime e seria muito raso comparar o instituto às OSs, privatização ou terceirização.

    O ex-secretário de Saúde do DF, Dr. Fernando Elias Miziara afirmou que Brasília tinha um modelo ideal de assistência pública a saúde e explica que a chave do sistema de gestão é a atenção básica, não só no Distrito Federal, mas no Brasil todo. “O único modelo de gestão que o secretário tem para desafogar toda rede é o hospital de base, se mexer no hospital de base é o mesmo que acabar com o SUS no DF”, finaliza.

    Argumentação jurídica

    O advogado do Sindicato dos Médicos, Dr. Paulo Goyaz foi convidado a participar da audiência para argumentar, de forma jurídica, sobre o PL 1486, o qual foi denominado pelo próprio advogado como Frankenstein endógeno.

    Em sua fala, Goyaz afirma que há diversos erros nesse projeto, e diz que o PL não possui apenas verba pública, e critica o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca quando fala, publicamente, que o problema da saúde do DF é gestão. “Ao fazer isso, o secretário afirma que não tem capacidade técnica para fazer a gestão da saúde no Distrito Federal”.

    O deputado Raimundo Ribeiro não descarta a possibilidade de o projeto estar no plenário ainda amanhã e lembra aos servidores que o preço da segurança é a eterna vigilância e os alerta para que fiquem prontos. “Acampem, fiquem aqui, essa casa é de vocês, porque quando esse projeto entrar, vocês precisam estar aqui, e se estiverem aqui, dificilmente esse projeto deixará de ser discutido”, declara.

    Por Evely Leão

    2017 argumentação Audiência Pública CLDF HBDF Instituto jurídica
    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorSES-DF prorroga a Portaria nº 231 por mais 180 dias
    Próxima Notícia PDL 246/2017 será votado nesta terça-feira (11/04) na CLDF

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024352 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202575 Visualizações

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/202573 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.