O Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), esteve presente na manhã desta quinta-feira (17/09), no Hospital Regional do Gama (HRG), para participar do evento em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.
Os diretores do Sindate Elza Aparecida, Josy Jacob e Newton Batista compareceram a cerimônia, que contou com a presença de alguns profissionais da saúde e a gestão do hospital. Durante o evento, a direção do sindicato reforçou a importância da proteção do profissional para que essa segurança seja revertida para o paciente, principalmente em um cenário de pandemia, que requer que os trabalhadores estejam capacitados e orientados quanto ao uso de EPI´S. Ainda segundo os diretores, é de grande relevância que a instituição forneça os equipamentos adequados.

O diretor Newton Batista esclarece: “A instituição além de capacitar os profissionais deve também fornecer os EPI´S para garantir a segurança dos colaboradores. Como estamos em um momento delicado de pandemia, o uso dos devidos equipamentos de proteção é imprescindível”.
Hoje, o HRG conta com um eficiente Serviço de Movimentação de Pacientes (SEMOVI), uma vez que o Sindate, juntamente com o Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP) lutou por essa evolução. O projeto visa cumprir as normas previstas na Resolução 588/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que estabelece regras para a atuação da equipe de enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno. O SEMOVI tem o objetivo de melhorar a assistência ao paciente e não permitir a sobrecarga e desvio de funções dos técnicos.
O Sindicato continuará defendendo a implementação do serviço em todas as regionais do DF, assegurando que não haja sobrecarga de trabalho para os profissionais, garantindo assim um atendimento seguro aos pacientes.

