Nesta quarta-feira(10), os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) Elza Aparecida, Newton Batista estiveram no Hospital Regional do Gama para averiguar reclamações feitas pelos profissionais da saúde e vistoriar suas condições de trabalho.
Os trabalhadores reivindicam um local adequado para o repouso. Inicialmente, as equipes ocupavam as enfermarias do Pronto Atendimento Infantil (PAI) desativadas, mas tiveram que ser realocados em um novo espaço, que segundo eles, não é apropriado. Em resposta, a direção informou não dispor de uma outra área que possa acomodar as equipes, mas garantiu que medidas estão sendo tomadas para a reforma do local, e dentro de 30 dias será entregue. Além disso, os trabalhadores, reivindicaram a ampliação da carga horária para 40 horas. O Deputado Jorge Vianna (Podemos), que também esteve na reunião, assegurou que irá buscar junto ao Secretário de Saúde, Francisco Araújo, às 40h para as equipes do HRG, uma vez que o déficit na região ainda é alto.
Durante a visita, verificou-se que a testagem dos profissionais está sendo realizada dentro do prazo previsto, mesmo com a quantidade limitada. Já os testes para a comunidade, estes estão sendo no Estádio Bezerrão e precisam ser agendados, mas já estão com pontos volantes e farão também pontos itinerantes para áreas rurais. Em oportunidade, o Sindicato tratou de questões relacionadas à EPI’s e reforçou a destinação correta da quantidade necessária destes para os colaboradores.

Boa Notícia
Pronto Atendimento Infantil (PAI)
Em conversa, o superintendente da Região Sul, Lucimir Maia, informou que haverá a reabertura deste pronto atendimento fechado há anos, e reforçou o pedido ao deputado,
quanto a importância da carga horária ser ampliada com o objetivo de ter um quantitativo de profissionais suficientes para reabrir e manter aberto o setor. Esta reativação voltará com o serviço de grande relevância, pois irá atender crianças da região do Gama, promovendo atendimento para elas e evitando o seu deslocamento para outras regiões
Núcleo de Atendimento a Remoção do Paciente (NARP)
Outra temática levantada pelo Sindate, foi quanto a importância da enfermagem não ser mais sobrecarregada com o serviço de padiolagem, visto que esta não é atribuição desses profissionais, e sugeriu que alguns destes padioleiros ficassem fixos no núcleo, desempenhando o serviço de movimentação dos pacientes, tanto internamente, quanto externamente.
O Sindate continuará acompanhando as medidas que serão tomadas pelo hospital, para que a saúde e a segurança dos trabalhadores sejam assegurados.

