Consultoria financeira gratuita, renegociação de dívidas e linhas de crédito por meio de condições especiais para servidores públicos do GDF superendividados foram alguns dos anúncios feitos pelo presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (08).
Os programas começam a valer a partir desta segunda (11) e visa contemplar prioritariamente, servidores que tenham comprometido igual ou superior a 50% dos salários junto ao banco. De acordo com o dirigente da instituição, o plano visa propor uma solução, fazendo com que os clientes que se adequem aos critérios façam uso de crédito de forma sustentável, por meio de taxas especiais de renegociação de dívidas com um prazo máximo de até 120 meses para regularização, além de atendimento individualizado e proposta de soluções financeiras para cada perfil de cliente. A estratégia inclui o assessoramento do cliente por um profissional especializado por um ano.
Inicialmente, o BRB enviará um SMS para os clientes selecionados com um agendamento nas agências da 509 Sul. A orientação é esperar receber o SMS para depois procurar a instituição. Os atendimentos individualizados serão feitos nas agências da 509 Sul. A meta é atingir 85% dos endividados.
Alívio no orçamento
O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate-DF), Newton Batista, considera como positivo o anúncio feito pelo BRB. Para ele, o programa beneficiará os trabalhadores do GDF que possuem parte da renda mensal comprometida e que antes tentaram pagar por meio dos benefícios concedidos, como pecúnias e licenças. “É uma boa saída para aliviar o orçamento dos servidores que estão com o salário comprometido”, avalia Batista.
Financiamento facilitado
Outro programa anunciado por Paulo Henrique é um financiamento imobiliário para quem deseja comprar ou regularizar lotes no DF. A novidade vale para terrenos registrados em cartório, desde que sejam para uso comercial ou residencial. Para pessoa física, a linha de financiamento para lotes têm taxas de juros de 0,92% ao mês (além da Taxa Referencial), com prazo de até 120 meses para pagar. O custeio é limitado a 50% do valor do lote, desde que esteja regularizado. Já para os terrenos que estejam em fase de regularização, o financiamento chega a 90%. Entre as instituições que oferecem esse produto no mercado, o BRB é quem financia o maior valor – até R$ 500 mil.
Por Ascom/Sindate com informações da Agência Brasília

