Por Leandro Montes
A mudança do modelo de gestão da Secretaria de Saúde pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), foi o tema da reunião ocorrida nesta segunda-feira (11), no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e contou com a presença de servidores do hospital e gestores do Instituto.
O diretor-presidente do Instituto, Francisco Araújo, esclareceu as dúvidas dos trabalhadores do HRSM sobre as principais mudanças na gestão, como as remoções compulsórias dos servidores concursados, ocorridas na gestão anterior do Instituto Hospital de Base (IHB). De acordo com Araújo, não haverá nenhum movimento dos gestores para retirada dos servidores.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão, Sergio Luiz da Costa, o encontro com a equipe do HRSM teve a finalidade de esclarecer sobre o novo modelo de gestão. Ele foi enfático: ” Não adotaremos nenhuma medida para prejudicar o servidor. O hospital não será gerenciado por organização social, mas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal que é serviço social autônomo, sendo presidente do conselho o Secretário de Estado de Saúde Osnei Okumoto. Nao haverá transferência da gestão, que é função do Distrito Federal”. Ele esclareceu que a liberdade de permanecer ou não no hospital, após a mudança, será preservada.
O secretário adjunto de Gestão, Sérgio Luiz da Costa, enfatizou que não será tomada nenhuma medida que possa prejudicar o servidor e que todos terão a liberdade de permanecer ou não no hospital após a mudança. Costa destacou que os trabalhadores que desejarem remoção, deverão solicitar na Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), mas que terão que aguardar um tempo para que a reposição aconteça. Quanto à contratação de servidores celetistas, o superintendente de desenvolvimento de pessoas, Fabiano Santos, afirmou que ocorrerão apenas quando não houver concursados no quadro da Secretaria de Saúde para preencherem as vagas ociosas do Instituto.
Francisco Araújo salientou que o IGESD não é uma organização social, mas um serviço social autônomo, sendo presidente do conselho de administração o Secretário de Estado de Saúde Osnei Okumoto. Ele destacou que a intenção principal é melhorar a condição de trabalho dos servidores.
Estatuto e Regimento Interno
O diretor destacou que a elaboração do novo estatuto e regimento interno do IGESDF contará com a participação dos trabalhadores do Hospital Regional de Santa Maria e das UPAs, através da criação de uma comissão em que serão ouvidas sugestões para implementação do modelo e garantiu a participação de um representante nas reuniões do conselho em que tratará sobre a definição dos novos regulametos.
Atendimento à população
Questionado por uma ser servidora se com implementação do modelo do Instituto no hospital, continuará a forma de atendimento à população com portas abertas, como é feito hoje, Araújo confirmou que o atendimento à comunidade continuará o mesmo.
Sindate-DF continuará na luta pelos servidores
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) esclarece que continuará acompanhando todo o processo de transição do modelo de gestão da Secretaria de Saúde para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) no Hospital Regional de Santa Maria e nas , e agirá para que o servidor público tenha seus direitos respeitados, como também a população não seja desassistida.

