A convite do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Sindate participou da reunião do Fórum Intersindical, realizado na tarde da última terça-feira (17/10), com o objetivo de traçar metas para atingir os trabalhadores quanto a importância da saúde.
Entre os assuntos abordados pelos presentes, foi colocada em discussão a condição de trabalho em determinadas empresas, a dificuldade dos trabalhadores em preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), e de que forma seria possível fazer com que esse trabalhador se interessasse mais por sua saúde.
O presidente do Sindate e conselheiro de Saúde do Conselho de Saúde do DF, representando o segmento dos trabalhadores, João Cardoso explicou que o tempo todo fala-se em absenteísmo na Secretaria de Saúde, e então o Sindate resolveu saber o porquê de tantas ausências por emissão de atestados médicos. Pensando justamente em como atingir o trabalhador foi que elaborou, por conta própria, baseada nos questionamentos e vistas nas unidades de saúde da categoria, a qual representa, a Pesquisa Saúde do Trabalhador.
“Em agosto lançamos a pesquisa no nosso site e nas unidades de saúde e agora já estamos no processo de tabulação dos dados, e quando fomos as unidades levar os questionários para serem respondidos, percebemos que na maioria dos casos em que acontece um acidente de trabalho, o trabalhador não faz o comunicado oficial, há excesso de pacientes nos hospitais que sobrecarrega os poucos profissionais que estão trabalhando, fazendo com que esses adoeçam também”, expôs Cardoso.
A diretora do Cerest, Cláudia Magalhães elogiou a iniciativa do Sindate e solicitou que assim que a pesquisa for finalizada que o sindicato compartilhasse os dados com o Cerest. Após as colocações, ficou decidido que a melhor saída no momento seria elaborar uma Carta de apresentação do Fórum, com convite para participação nas reuniões mensais, além de ser feito uma convocação para as Centrais Sindicais com o objetivo de identificar o interesse em participarem de um Curso de Formação em Saúde do Trabalhador.
O Fórum já está com a sua próxima reunião marcada, e acontecerá no A dia 16 de novembro, às 14h30, na sala de reuniões do CEREST.
Ascom Sindate-DF

