Por Érika Sousa

Como parte das ações do Outubro Rosa, os profissionais que trabalham no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciaram na manhã da última segunda-feira (03/10), o 7º Mutirão de Reconstrução Mamária.

Esse projeto tem como objetivo reconstruir a mama de mulheres que passaram pela mastectomia, que é a retirada da mama como uma das formas de tratamento do câncer. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e tatuadores.

Estima-se que em torno de 60 mulheres serão operadas nessa ação que busca também trazer de volta a autoestima das mulheres afetadas pelo câncer. A gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Aline Catunda declarou à Agência Brasília: “Acompanhei o mutirão durante os sete anos de sua existência, sendo esta a primeira vez que acompanho como gerente. É gratificante ver as pacientes saindo felizes, algumas que estão esperando há mais de seis meses, um ano. A gente consegue mudar a vida das pessoas”

O diretor do Sindate Newton Batista, participou juntamente com o deputado distrital Jorge Vianna (PSD) de algumas cirurgias na manhã desta quinta-feira (06/10) e afirmou sentir orgulho da iniciativa:

“Mais uma vez estou fazendo esse serviço voluntário aqui no HRT e é motivo de orgulho. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os profissionais de Enfermagem que se dedicam tanto no cuidado destas pacientes.”

O mutirão vai até a próxima terça-feira 11/10.