O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF) começou a ser investigado pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) em razão das demissões e da execução do processo de devolução dos servidores cedidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF) ao Instituto.

Segundo informações, Técnicos em Enfermagem foram desligados sem a devida substituição, o que acarreta em sobrecarga de serviço aos funcionários que permanecem nas unidades de atendimento. Diante desta situação o Ministério Público de Contas (MPC) acionou o TCDF, com isso, o IGES tem apenas 5 dias para prestar os devidos esclarecimentos a fim de que a assistência à população não seja prejudicada.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) João Cardoso enfatizou: “ Desde quando surgiram os indícios sobre o processo de devolução dos profissionais, o Sindate iniciou uma luta para que a devolução ocorresse da forma correta. Assim como diz a legislação.”

Considerando a quebra de acordo por parte do presidente interino do IGES na época, o Sindate requisitou o apoio do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) e juntamente com o parlamentar promoveu uma reunião com os servidores do IGES na última sexta-feira (26/02). Vianna garantiu que o processo de remoção seria feito através de uma lista dos profissionais que desejam ficar ou sair das suas atuais lotações e por fim reafirmou que os Sindicatos devem participar ativamente do processo de devolução como propõe a lei nº 840.

O Sindate permanecerá focado em participar ativamente do processo de devolução visando o cumprimento da lei em favor dos servidores cedidos.

Para relembrar detalhes sobre a reunião organizada pelo Sindate com os servidores clique aqui.