Por Leandro Montes
Após a publicação da Portaria nº 713/2019 no Diário Oficial desta terça-feira (03/09), em que o governo concedeu o regime de 40 horas semanais de trabalho para quase 170 auxiliares e técnicos em enfermagem, servidores da SES criticaram a medida de beneficiar, em grande parte, somente profissionais das Superintendências Regionais de Saúde das Regiões Norte, com abrangência de Sobradinho e Planaltina; Leste que abrange Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardins Mangueiral, Jardim Botânico e, mais recentemente, o Lago Sul, cada uma com mais de 80 servidores com a carga horária ampliada.
Ao todo, 328 servidores tiveram a ampliação de 20 horas para 40 horas semanais, sendo que a maior parte (152) é de técnicos de enfermagem, seguido de enfermeiros (44), técnicos em higiene bucal (24) e médicos (18) de diversas especialidades, como pediatras, anestesistas, ginecologistas e ortopedistas. Os locais em que estão lotados incluem desde unidades básicas de saúde (UBS) a hospitais e áreas administrativas.
O diretor do Sindate Newton Batista, contestou Portaria da Secretaria de Saúde em conceder a ampliação somente para os servidores das regiões e apontou um déficit de pessoal em todas as regionais de saúde. De acordo com Batista, uma das justificativas da SES em não ampliar a carga horária dos profissionais de outras regiões seria devido a movimentação de servidores que desejaram sair das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF). “Não concordamos com isso. O pessoal que está saindo do IGES não supre a falta servidores em todas as outras superintendências”, enfatizou.
O diretor destaca que a direção do Sindate continuará cobrando do governo a ampliação da jornada de trabalho para todas as unidades hospitalares em que há um déficit, sobretudo nas unidades com setores emergenciais e em todas que necessitam da extensão. “O Sindate irá cobrar da SES e do governador para que publique o mais rápido possível, porque o déficit de pessoal é grande não apenas em Sobradinho e Planaltina, como também em todas as outras regiões”, finalizou.