Na manhã desta segunda-feira (07), às 11h, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lança oficialmente, no Instituto Hospital de Base (IHB), o Programa SOS Saúde, que garante ações emergenciais em áreas estratégicas do governo.
Na ocasião, Ibaneis vai assinar decreto que declara situação de emergência pública do DF. A emergência autoriza o governo a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, convocar concursados, contratar servidores e estender cargas horárias de trabalho.
Dentro do pacote de ações do programa, a Saúde terá participação destacada, que prevê, a partir de hoje mutirões de cirurgias eletivas com foco, principalmente, nas demandas ortopédicas, cardíacas e oncológicas. Na rede, existem mais de 24 mil pessoas aguardando cirurgias, muitas, há mais de um ano na fila.
O programa faz parte do SOS-DF, lançado na última sexta-feira (04), em Ceilândia, que ainda abrigará o SOS Segurança e o SOS Rural. De acordo com o diretor do Sindate-DF, Newton Batista, o sindicato intensificará as cobranças ao novo governo. “Nós vamos acompanhar de perto tudo o que o governo fizer. Queremos que os profissionais sejam valorizados, que as demandas sejam atendidas e que, tanto a categoria quanto os usuários do serviço público saiam vencedores nessa luta”, afirmou.
Leandro Montes com informações Correio Braziliense

