Em uma visita da direção do Sindate realizada, na última quarta-feira (10/10), foi constatado que o caos se instalou no Centro Obstétrico (CO) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). A situação não está nada fácil para os trabalhadores e usuárias do Hospital de Sobradinho, tudo devido ao déficit de servidores na UTI Neo e, falta de leitos para receber os bbs que nascem prematuros ou com algum ptoblema de saude.
A solução encontrada pela atual gestão do hospital foi improvisar uma UTI dentro do Centro Obstétrico. A direção do Sindate se reuniu com alguns servidores e também com a Diretora do Hospital, Dra. Claudia para obter mais informações e a mesma admitie o problema, no entanto, não consegue apontar uma saída para o problema, pois segundo ela, as vagas de UTI são liberadas pela regulação e não depende do hospital, impossibilitando assim, a saída dos bebês do centro obstétrico.
Atualmente o CO conta com cinco incubadoras e os bebês ficam aos cuidados da equipe do CO até surgir a vaga na UTI neonatal. Segundo as servidras, essa situação contribui para um atendimento sem qualidade, pois a equipe além de cuidar da parturiente ainda deve manter os cuidados intensivos ao recém-nascido.
No que tange aos direitos trabalhistas, o sindicato, em uma conversa prévia com a diretora, sugeriu que fosse lançado um novo LTCAT para o pagamento de 20% de insalubridade para o CO, pois a UTI neonatal faz jus a esse valor.
O Sindate irá fazer uma reunião com os servidores do CO para que juntos possam decidir sobre o atendimento dessa demanda. O sindicato sabe que essa situação não ocorre somente no HRS, que é um problema crítico e crônico da SES e que fará visitas e reuniões em todos os hospitais para tentar solucionar o problema.
Ascom Sindate-DF