As diretoras do Sindate Elza Aparecida Reis e Josiane Jacob, acompanhadas do diretor suplente Manuel Ribeiro e do conselheiro fiscal suplente Judah Bem Hur, estiveram na tarde desta quinta-feira (19/07) no CAPS AD 03, da Samambaia Sul (107), para apurar denúncias que alertavam sobre os desvios de função dos técnicos em enfermagem da unidade.
Durante a visita foi constatado que serviços de recepção e copa eram realizados pelos técnicos em enfermagem, uma vez que a Lei 7.498 determina as funções que devem ser exercidas, as quais não englobam essas atividades.
Os representantes do Sindate foram recebidos pelo gerente Wallace Araújo, que se comprometeu a organizar melhor a unidade, para que haja rodízio entre os servidores na recepção e no acolhimento dos pacientes, minimizando a sobrecarga. O gerente também garantiu que apenas profissionais de nível superior irão realizar consultas, pois estavam sendo realizadas por técnicos em enfermagem.
“O Sindate não irá tolerar que os técnicos em enfermagem continuem assumindo funções diversas de suas atribuições, é importante que o Coren se posicione e cobre da Secretaria de Saúde providências, não só no Caps, mas em todos os hospitais” afirmou a diretora Josiane Jacob.
O sindicato irá notificar o Coren, a superintendência da região sudoeste e a SES para que o acordo seja cumprido e para providencie mudanças contratuais com a empresa Sanoli, para que disponibilizem um profissional nutricionista e um copeiro para todos os Caps. O Sindate também fará um cronograma de visitas para apurar se há desvios de função em outras unidades.
Ascom Sindate-DF

