A Comissão formada pelo Sindate, OCDF e Coren, se reuniu nesta quarta-feira (20/06), para definir os principais pontos a serem debatidos, a respeito da regulamentação das cooperativas de trabalho, contratadas por empresas de Home Care.

Estavam presentes o diretor do Sindate, Newton Batista; a representante dos cooperados, Maria Bonfim; o presidente da OCDF, Remy Gorga e o representante da Cooper-Ação, José Romário Ramos.

Neste primeiro encontro foram definidos quatro temas essenciais a serem desmiuçados, com objetivo de estabelecer estratégias e propostas a fim de que os cooperados técnicos em enfermagem, tenham os direitos previstos na Lei Federal 12.690 e na Convenção Coletiva de Trabalho garantidos.

A Comissão pretende que os valores contratuais sejam revistos, a partir da incorporação dos auxílios alimentação e transporte, insalubridade, periculosidade, seguro de vida, adicional noturno e complexidade do paciente. Outros pontos importantes são os treinamentos prévios, educação continuada, orientação aos familiares e melhor relação entre cooperativa e cooperado.

O diretor Newton Batista fez questão de ressaltar o quanto esse grupo de trabalho é essencial para que essa categoria alcance melhorias significativas. “Nosso intuito é visar o melhor para o cooperado, especialmente no que se trata da remuneração desses profissionais” concluiu.

A próxima reunião está marcada para segunda-feira (25/06). A conclusão deste trabalho será apresentada aos representantes das cooperativas de trabalho do Distrito Federal, na qual elas terão como principal desafio, apresentar essas novas propostas às empresas de Home Care, com auxílio e supervisão da comissão formada pelo Sindate, OCDF e Coren.

Ascom Sindate-DF