Na tarde desta quarta-feira (14/06), os diretores do Sindate, Newton Batista e Moisés de Miranda, junto com a representante dos cooperados, Maria Bonfim; se reuniram novamente com o presidente das Organizações das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga; com o secretário do Coren, Tiago Alves e com representantes de algumas cooperativas do DF.
Na reunião o principal assunto abordado foi a fixação do valor pago por plantão e a importância do pagamento dos auxílios alimentação e transporte, bem como adicional noturno e insalubridade, direitos fundamentais aos profissionais. Foi conversado também sobre a necessidade da qualificação e educação dos técnicos em enfermagem, a respeito do cooperativismo e delimitação das funções dentro das residências dos contratantes.
O diretor, Newton Batista, fez questão de ressaltar que o objetivo do sindicato é estreitar os laços com as empresas de cooperação de trabalho. “Precisamos enfrentar as Home Cares, para que os acordos sejam melhor executados porque só assim garantiremos o cumprimento das leis” afirmou.
Newton comentou também sobre a inclusão dos cooperados no projeto de contribuição ao novo Estatuto do Trabalho, iniciativa do deputado Paulo Paim (PT-RS), que será enviado ao Senado Federal no próximo mês, desta forma, estes profissionais que têm suas especificidades, terão seus direitos garantidos.
Já para o presidente da OCDF, Remy Gorga, é fundamental que sejam abordadas todas as problemáticas, para então melhorar a vida do cooperado. “Precisamos cobrar uma gestão melhor, na qual o cooperativismo seja cumprido regularmente. Atualmente as empresas não valorizam a responsabilidade social, visando apenas o lucro” indagou o presidente.
Foi acordado entre os presentes a criação de uma comissão, com dois ou três representantes do Sindate, OCDF e Coren que irão traçar estratégias para regulamentar a atividade das cooperativas do DF, para que estas sigam fielmente a lei que rege a categoria, bem como a nova Convenção Coletiva de Trabalho.
Ascom Sindate-DF