Após a exoneração do presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira e da Secretária Executiva, Úrsula Morelo, na quarta-
feira (11/10), em reunião extraordinária, na manhã desta terça-feira (24/10), foi eleita como presidente do Conselho de Saúde do DF, com o apoio unânime dos gestores, a conselheira usuária Lourdes Cabral Piantino.
A pauta da reunião extraordinária era simples, e continha apenas dois itens: a apresentação da nova secretária executiva, Tatiana Ferreira e a vacância da presidência do Conselho de Saúde do DF. No entanto, algo que parecia simples virou uma confusão. Após a posse dos novos conselheiros titulares, um representante da gestão foi indicado para coordenador os trabalhos até que uma comissão eleitoral fosse montada.
Assim foi montada a comissão e as inscrições para a candidatura de presidente do CSDF, entre os candidatos estavam: dois representantes do segmento de usuários: Domingos Brito e Lourdes Piantino, e dois representantes do segmento do trabalhador: João Cardoso e Márcio da Mata. Os candidatos teriam 15 minutos para pedir o voto do plenário e justificar sua candidatura, no entanto, os dois representantes dos trabalhadores retiraram sua candidatura no momento da defesa do voto.
O candidato João Cardoso justificou a retirada da sua candidatura alegando que esse era um momento de união, e como havia dois representantes dos trabalhadores como candidato à presidência, ele abriria mão da dele em favor ao outro trabalhador representado pelo conselheiro Márcio da Mata. Porém, o outro representante também retirou sua candidatura restando apenas os conselheiros usuários para o Plenário votar.
Na apuração dos votos, por 17 a 9 e duas abstenções, a conselheira Lourdes Cabral Piantino, representante do segmento de usuários assumiu a presidência do Conselho de Saúde, e seu primeiro trabalho como presidente, foi colocar em votação se a composição da mesa diretora seria ou não mantida.
O pleno do conselho optou por alterar a composição da mesa diretora, e novamente novas indicações foram feitas, dessa vez para
decidir quem representaria a mesa diretora do CSDF. Assim, foi indicada para representar a gestão, por unanimidade, a conselheira titular Danielle Cavalcante. Como representante do segmento dos trabalhadores, o conselheiro Tiago Neiva, também aprovado por unanimidade, entre os conselheiros trabalhadores, e para representar os usuários, foi indicado e aprovado o conselheiro Danilo.
Por Evely Leão








