A Frente Única da Enfermagem (Fuenf) composta pelas entidades Sindate-DF, SindEnfermeiro-DF, ABEn-DF e Coren-DF, que tem como objetivo lutar pelos interesses da categoria ENFERMAGEM, se reuniu na manhã desta sexta-feira (28/07), na Defensoria da Saúde Pública do Distrito Federal.
A reunião realizada com os Promotores da Saúde Dr. Celestino Chupel e Dr. Daniel Vargas, tratou de diversos temas, entre eles, a falta de pessoal; a sobrecarga de trabalho; a superlotação nas emergências dos hospitais, além do atraso no pagamento das horas extras.
Na ocasião, a Defensoria se comprometeu em unir forças com a FUENF e buscar saber de que forma os recursos e repasses que vem do Ministério da Saúde estão sendo utilizados, além de investigar por qual motivo não foram utilizadas as emendas garantidas na LDO de 2017, para contratação de mais profissionais de enfermagem, uma vez que o Sindate e o SindEnfermeiro haviam conseguido juntos aos deputados.
O diretor do Sindate, Newton Batista, afirma que a FUENF irá intensificar as ações dentro dos hospitais. “Iremos colher informações direto na base, ficaremos mais atentos em relação à atividade da enfermagem dentro dos hospitais e assim conseguiremos combater as irregularidades e consequentemente teremos melhorias para enfermagem como um todo”, afirma Batista.
Por Evely Leão