A direção do Sindate se reuniu com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) para tratar sobre o corte de pontos dos servidores que aderiram à greve nos meses de outubro e novembro, além das horas negativas no Forponto para aqueles que tiveram o desconto em contracheque.
Na ocasião, o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana expôs a situação dos servidores e cobrou da Sugep qual a orientação do setor, uma vez que o governador havia sinalizado a compensação dos dias parados da greve dos professores, o Sindate queria saber se havia algo de novo para categoria.
De acordo com a subsecretária, Jaqueline Carneiro a decisão continuava a mesma, de manter o corte de ponto para os servidores grevistas, e enquanto não houvesse uma decisão, de cima, nenhuma mudança poderia ser feita. No entanto, Viana insistiu com a subsecretária que recebesse as horas de greve da categoria, pois assim, a pasta economizaria com horas extras, algo que o Sindate vem falando desde o fim da greve.
A chefe da Sugep se comprometeu em levar a proposta para o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca e enfatizar a demanda do sindicato, e até quarta-feira (05/04) terá uma resposta concreta. No entanto, os descontos irão acontecer, pois a folha já foi fechada, porém caso o secretário autorize a compensação, esse dinheiro será estornado.
Após essa conversa com a Sugep, a qual o sindicato explicou o quanto seria mais econômico para o governo receber essas horas de greve, o sindicato espera que esse acordo possa ser realizado, pois Viana se baseia tanto na legislação quanto na entrevista do secretário em que o mesmo diz que os professores poderiam repor as horas para que fosse devolvido o dinheiro.
Horas negativas
Quanto as horas negativas no Forponto, a Coordenadora do Setor, Mariane Santos informou a direção, que foi dada uma orientação a todas os núcleos de controle de escalas das regionais para que se houvesse algum servidor com horas negativas, após o desconto no contracheque, que essas horas seriam positivadas.
Dessa forma, aquele servidor que obteve desconto no contracheque, devido à greve, e ainda se encontra com horas negativas no Forponto, deverá procurar o núcleo de controle de escalas da sua regional para que este seja positivado.
Por Evely Leao