A direção do Sindate esclarece a categoria de auxiliares e técnicos em enfermagem que durante 24 dias, o sindicato lutou bravamente junto com a categoria e foi bastante combativo com relação aos objetivos e interesses dos profissionais. Infelizmente nós não chegamos ao nosso objetivo que era a implementação das leis que garantiram a gratificação auxiliar técnico-administrativo (GATA) e a proporcionalidade da 4h para quem faz 40 horas semanais, uma vez que nossa categoria foi a única que não teve esse “reajuste”, e por esse motivo acreditávamos que o governo iria se sensibilizar com a situação.
Informamos que na última quarta-feira (21/12) tivemos uma reunião com o governo e que esse havia se comprometido em nos dar uma resposta essa semana com relação ao corte de ponto e até o final do dia de hoje, sexta-feira (30/12), o Sindate não foi notificado e nenhuma resposta foi dada por parte do governo, mostrando mais uma vez a inabilidade e a falta de respeito que o GDF tem com a categoria. Esclarecemos que embora estejamos tentando negociações, o Sindate também já fez a notificação judicial, já existe uma ação protocolada na justiça com relação aos descontos, uma vez que tanto a assessoria jurídica quanto a diretoria do sindicato acreditam que o corte foi desproporcional e ilegal e por isso recorremos a justiça e acreditamos que a justiça dará um ponto final nessa questão. No entanto, acreditávamos que isso poderia ter sido resolvido no âmbito das negociações.
O Sindate esclarece ainda para categoria, que desde o término da greve, os dirigentes sindicais não cessaram um minuto em busca de resolver essa questão, procuramos parlamentares, o Tribunal de Contas, a justiça, todos os órgãos que poderiam intervir e intermediar o conflito, e todos eles mostraram solicitude, porém sem resolutividade até o momento. Esperamos que 2017 seja um ano que possamos reverter essa situação e pedimos a compreensão de toda categoria, pois a greve foi um movimento único, histórico e legítimo e nós não podemos jamais nos arrepender de tê-lo feito.
A Direção.