Não é de hoje que o Sindate-DF vem lutando para garantir aos profissionais da saúde, o direito à um local adequado de repouso para a categoria. Os plantões noturnos exigem muito dos profissionais, que muitas vezes têm apenas o chão ou cadeiras para realizar seu descanso. O repouso é essencial para evitar que a sobrecarga de trabalho cause acidentes como por exemplo, o erro de ministração de medicamentos.

Mas este não é o único perigo que os profissionais da saúde correm, é com muita tristeza que a direção do Sindate-DF tomou conhecimento do grave acidente ocorrido na BR-070, na divisa entre Distrito Federal e Goiás, divulgado pelo portal de notícias Metrópoles na manhã de quinta-feira (15/09).

Foto: Divulgação/CBMDF

O acidente fez uma vítima e deixou outras cinco pessoas feridas. De acordo com a publicação do jornal, a mulher que morreu e três dos feridos eram funcionários do Hospital Santa Marta, em Taguatinga, e haviam saído do plantão noturno, indo para Águas Lindas (GO), no entorno do DF. Um dos motoristas teria dormido ao volante, invadido o canteiro das vias, provocando a colisão frontal.

As vítimas, entre elas duas Técnicas em Enfermagem foram encaminhadas para o Hospital Regional de Taguatinga, o Hospital de Base e para o Hospital Regional de Ceilândia.

A direção do Sindate-DF lamenta o descaso de políticos e governantes que tratam com morosidade, a urgente necessidade, da criação de uma lei que garanta aos profissionais da saúde um local de repouso digno, com mobília adequada. Para Jorge Viana, vice-presidente do Sindate-DF, este é mais um acidente que poderia ter sido evitado.

Por Ana Comarú
Com informações do site Metrópoles