Foram nomeados na manhã de hoje (27), cerca de 500 novos servidores durante a cerimônia de posse realizada pela Secretaria de Saúde do DF. A equipe de saúde conta agora com 213 novos técnicos em enfermagem, empossados durante o evento pelo Governador Rodrigo Rollemberg, o Secretário de Saúde Humberto Lucena, a Subsecretária da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugetes) Flávia Cáritas e a Secretária-adjunta da SES-DF Eliene Berg.
“Eu queria dizer aos meus novos colegas que é importantíssimo que vocês estejam aqui, vocês são os olhos, os braços, as mãos e as pernas do estado na prestação de assistência à saúde da população” iniciou Humberto Lucena. Em entrevista à assessoria de comunicação do Sindate-DF o Secretário de Saúde afirmou que ainda este ano haverá novas nomeações, “Nós já solicitamos à governança que analise o nosso estudo de redução de horas extras, para fazermos novas nomeações. Com as posses de hoje é possível agora reabrir cerca de 70 leitos hospitalares e UTIs até então bloqueados por falta de profissionais suficientes para compor as equipes.
Com relação à falta de remédios na rede, Lucena afirmou que estão sendo revisados contratos e que estão sendo realizadas mudanças na administração. A Subsecretária da Sugetes Flávia Cáritas, lembrou aos servidores que não entregaram a documentação ao Núcleo de Admissão e Movimentação (Nuam) que tem hoje e amanhã (28) para realizar a entrega dos documentos necessários para assumir. Quem tomou posse hoje, terá até 5 dias para entrar em exercício, por tanto, deverão comparecer ao Nuam novamente quando serão divulgadas as lotações. A documentação necessária está no site da Secretaria de Saúde, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3348-6228.
Carla Moraes Ramos é Técnica em Enfermagem da SES/DF, com 14 anos de formação, passou no último concurso da secretaria, em 2014 e aguardou dois anos para ser nomeada. Hoje assume a primeira matricula na SES. “Foi muito bacana, foi uma homenagem até merecida porque eu como outros que estão aguardando nomeação fica naquela expectativa, quando você recebe um convite desse, para representar todos os técnicos em enfermagem no dia da posse, você se sente até valorizada” relata.
Sob o olhar clínico do Sindate-DF
Segundo o Vice-presidente do Sindate Jorge Vianna apesar de ser uma pequena chamada de servidores, já é uma evolução. O governo começou a entender a necessidade de dar uma boa recepção para os servidores. No entanto, ainda continua com algumas falhas, porque foi divulgado apenas ontem à noite, por volta das 20h30, a data, horário e local do evento. “As pessoas que moram longe e que não têm acesso rápido à internet, com certeza não vieram e de repente queriam ter vindo porque é um momento muito especial na vida delas, essa é mais uma crítica que a gente faz em relação a posse; mas eu acredito que as próximas serão cada vez melhores” pondera Jorge Vianna.
Por Ana Comarú e Evely Leão