Reunião

Mais uma Reunião frustrada com Wilmar Lacerda

Reunião

O secretário Wilmar, em nome do governo do DF, disse que não vai criar a carreira única da enfermagem. Disse que o próprio secretário de saúde e o governador não querem a criação da carreira. Perguntado como ficaria a situação dos auxiliares com relação aos novos técnicos contratados, ele disse que todos irão fazer o que é de sua atribuição.

Mostramos que houve um erro em criar uma carreira SÓ de ENFERMEIRO no ano de 2000, quando deveria ter TODOS da ENFERMAGEM, e que esse erro deveria ser consertado agora, visto que esse governo tem como o líder um “MÉDICO” e que sabe muito bem que a ENFERMAGEM é uma equipe composta também pelos auxiliares e técnicos.

Mesmo assim não tivemos a confirmação da criação do plano, portanto, iremos fazer assembleias REGIONAIS nesse mês de julho e assembleia GERAL no mês de agosto quando terminam as férias escolares recesso na Câmara Legislativa.

Vamos ver como a SES vai reagir quando todos os auxiliares atuarem como auxiliares e não mais como técnicos, já que somos concursados como auxiliares.

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: PODER GERA AMNÉSIA!!!

Após mais de 20 anos LONGE DA ROTINA HOSPITALAR, usufruindo das comodidades dos Gabinetes e gozando do poder inerente aos cargos públicos ocupados, o Governador Agnelo Queiroz simplesmente “ESQUECEU” A IMPORTÂNCIA dos Técnicos de Enfermagem em uma Equipe Multidisciplinar de Assistência à Saúde. A conveniente “AMNÉSIA” do Governador, que um dia já foi Médico da Rede de Saúde Pública do Distrito Federal, apresenta uma curiosa peculiaridade: É CONTAGIOSA!!!

O Governo do Distrito Federal, mais uma vez “ESQUECE” que a atividade fim de uma Unidade de Saúde, a assistência de cabeceira ao paciente e os serviços de Enfermagem prestado à comunidade usuária depende diretamente dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e, renegar estes profissionais ao descaso, além de ser discriminatório, representa um grave equívoco de gestão pública em um setor cujo caos é inegável.

A conveniente “amnésia” governamental acarretou mais uma reunião frustrada com o Secretário de Administração Wilmar Lacerda que, em Mesa de Negociação demonstrou desconhecer, ou se conhecia, “ESQUECEU” que nenhuma política de saúde consegue ser implementada na Rede Pública de Assistência sem que os Técnicos de Enfermagem sejam considerados como elemento essencial a sua execução.

O Secretário Wilmar Lacerda, em nome do Governo do Distrito Federal, sem apresentar nenhum dado ou avaliação técnica, disse que não vai criar a Carreira dos Profissionais de Enfermagem, deixando claro que tal decisão é fruto da “amnésia” que assola o Palácio do Buriti, agravado pelo mero “capricho político”. Disse ainda, que o próprio Secretário de Saúde e o Governador, (ambos apresentando graves sintomas de amnésia!!!) não querem a criação da Carreira. Perguntado como ficaria a situação dos Auxiliares com relação aos novos Técnicos contratados, ele disse que “todos irão fazer o que é de sua atribuição.

Mostramos que houve um equívoco ao ser criada uma carreira SÓ de ENFERMEIRO no ano de 2000, quando o correto seria uma Carreira que incluísse TODOS os Profissionais de ENFERMAGEM, e que esse erro deveria ser consertado agora, visto que esse governo tem como o líder um Governador que um dia já foi “MÉDICO” e que deveria saber muito bem que a ENFERMAGEM é uma equipe composta também pelos Auxiliares e Técnicos.

Mesmo assim, os “sintomas da amnésia” persistiram e não tivemos a confirmação da criação do Plano de Carreira dos Profissionais de Enfermagem, portanto, iremos realizar Assembleias REGIONAIS no curso do mês de julho e Assembleia GERAL no mês de agosto quando terminam as férias escolares e o recesso na Câmara Legislativa.

Assim, visando “recuperar a memória” dos ocupantes da Equipe de Governo do Distrito Federal e afastar os “nocivos” efeitos da “AMNÉSIA” que assola o Palácio do Buriti, todos os Auxiliares de Enfermagem lotados na Secretaria de Saúde do Distrito Federal passarão a atuar como Auxiliares cumprindo fielmente suas atribuições legais e não mais se submetendo aos desvios que lhes são impostos pelas Chefias no desempenho de funções legalmente designadas aos Técnicos.

Os Profissionais de Enfermagem de Nível Médio – Técnicos e Auxiliares, manifestando preocupação quanto ao grave “Quadro Crônico de Amnésia” que assola os Integrantes do Governo do Distrito Federal, não desistirão da luta em busca da plena restauração da “MEMÓRIA” das referidas Autoridades Públicas até que os mesmos, se “LEMBREM” da REAL IMPORTÂNCIA DESTES PROFISSIONAIS em cada Unidade de Saúde que compõe a Secretaria de Saúde do Distrito Federal integrante do Sistema Único de Saúde – SUS.

A LUTA CONTINUA EM BUSCA DO RESPEITO E DO PLENO RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DESTES PROFISSIONAIS NAS UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA !!!

[widgetkit id=326]

DIREÇÃO SINDATE