O Sindate acompanhou, na manhã desta sexta-feira (27/09), as discussões do segundo ciclo de audiências públicas para a elaboração do Plano Distrital de Saúde, referente ao período de 2020-2023. O debate, organizado pela Diretoria de Controle Social da Controladoria Setorial de Saúde no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) contou com a participação de servidores, conselheiros de saúde, estudantes e população em geral.
A Diretoria de Planejamento em Saúde (DIPLAN/SES) apresentou os mecanismos utilizados no monitoramento e avaliação da política de saúde, bem como os instrumentos de gestão no controle social, transparência nos processos e no fluxo de monitoramento do orçamento público. A audiência pública teve como destaque o mapeamento do cenário da saúde pública do DF, como também a execução do Plano Distrital de Saúde, com maior transparência às atividades e políticas públicas para a população e conselhos de saúde do DF.
Entre os principais temas previstos para os futuros debates estão: a integração dos serviços de saúde; a coordenação com outros setores da sociedade civil; o fortalecimento da cobertura da Atenção Primária à saúde; o orçamento da seguridade social; a eficiência da gestão em saúde; as portas de entrada à rede de saúde do SUS, além de outros.

