“Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” é o tema central da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn. O Sindate, representado pelo seu presidente, João Cardoso, participou na tarde desta sexta-feira, no auditório da associação, da cerimônia de abertura oficial das comemorações, que também contou com a presença de políticos, gestores, estudantes, docentes, trabalhadores da saúde e comunidade usuária do sistema de saúde do Distrito Federal e entorno.
A abertura da 80ª edição da SBEn, já considerada um patrimônio de toda a enfermagem brasileira, por sua importância na agenda técnico-científica e sócio-cultural da profissão, debateu sobre os rumos da saúde no Brasil e a valorização dos profissionais de saúde.
Valorização e reconhecimento
Em sua fala, João Cardoso, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), discutiu o histórico de lutas e conquistas pela valorização e reconhecimento aos profissionais de enfermagem, em especial os auxiliares e técnicos, por parte de governos e usuários do SUS. Cardoso destacou que as reformas propostas pelos governos podem acabar com os direitos dos trabalhadores, conquistados ao longo de anos, e chamou atenção para os projetos em tramitação no Congresso, como a aposentadoria especial e a regulamentação das 30 horas aos profissionais de enfermagem.
João Cardoso finalizou ao destacar que durante anos, os auxiliares e técnicos em enfermagem não tiveram voz e atuação, mas após a idealização do sindicato, hoje, os profissionais possuem representatividade e participação na luta por melhores condições.
O deputado Jorge Vianna, enfatizou que a Semana de Enfermagem é uma oportunidade para todos refletirem na profissão e divulgar a fragilidade que os profissionais passam diariamente. Vianna salientou as conquistas e avanços do seguimento de enfermagem, como sua eleição como deputado distrital e observou a importância de haver mais representantes nas esferas políticas.

