Por Rayane Fernandes
O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), João Cardoso, participou, nesta quinta-feira (14), da Comissão Geral que debateu sobre os 96 anos da Previdência Social no Brasil. O evento, de iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Na ocasião, os componentes da mesa expuseram os diversos motivos pelos quais são contra a reforma da previdência. Entre eles o aumento da idade para a aposentadoria.
Para o presidente do Sindate-DF, João Cardoso, que também é contra a reforma, os trabalhadores serão prejudicados caso seja aprovada a proposta. “Queremos avançar nos direitos e não retroceder. Queremos que os trabalhadores tenham condições adequadas de aposentadoria, com salário integral”, comentou. “Os sindicatos e a sociedade civil devem ser contra a reforma, pois não podemos admitir que os trabalhadores sejam prejudicados por causa da ganância do governo”, finalizou.
A Previdência Social tem caráter contributivo obrigatório pelos trabalhadores e é destinado ao pagamento dos benefícios das pessoas que cumprem os requisitos previstos na legislação.
Para ser aprovada pela Câmara dos Deputados, a reforma precisa de três quintos dos deputados a favor, 308 votos dos 513, visto que se trata de emenda à Constituição. Se aprovada, a proposta será enviada ao Senado para apreciação.

