Servidores do Hospital Regional de Planaltina sofrem, há anos, com o sucateamento e falta de manutenção do monta-cargas do local. Para fazer o transporte de materiais, os profissionais precisam subir e descer as escadas diversas vezes por dia, carregando peso e correndo riscos de acidente.
Para checar a situação e encontrar uma solução, os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) Newton Batista e Moisés de Miranda, juntamente com o deputado eleito e vice-presidente do sindicato, Jorge Vianna, estiveram no local nesta quarta-feira (12).
Para Vianna, é inadmissível que os servidores passem por esse problema diariamente. “Uma das coisas que me deixa impotente nesse hospital é esse monta-cargas. Nós vamos dar um jeito de arrumar esse equipamento e dar melhores condições de trabalho para os servidores”, disse.
A diretoria do hospital recebeu a equipe do Sindate e afirmou ainda que já existe um projeto para trocar o equipamento. No entanto, segundo a direção, o processo está parado na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), sem prazo para ser concluído.
Enquanto isso, os servidores passam por dificuldades. “Sou servidora há 17 anos neste hospital e nunca vi o monta-cargas funcionando corretamente”, afirmou uma das técnicas em enfermagem. “A quantidade de material que carregamos é grande, pesa muito e temos que subir e descer as escadas o tempo todo. Além disso, temos casos de servidor que caiu da escada e teve que ficar afastado”, completou a servidora.
Além do monta-cargas, alguns servidores aproveitaram para informar sobre outros problemas enfrentados pela categoria no hospital. Entre eles estão a carga horária, gratificações, reajuste de salário e o TPD. “Nós estamos fazendo de tudo para ajudar os profissionais e agora com um deputado da saúde na Câmara, esperamos que as coisas fiquem mais fácies de serem resolvidas e que o servidor tenha a dignidade que merece”, apontou o diretor do Sindate, Newton Batista.
Por Rayane Fernandes

