Ismael Alexandrino Júnior foi convidado por Ronaldo Caiado (DEM) para assumir cargo em 1º de janeiro. Nome de substituto no IHB deve sair de dentro da equipe.
O Instituto Hospital de Base (IHB) terá a primeira grande baixa na sua gestão, desde que foi criado, em janeiro deste ano. O médico Ismael Alexandrino, diretor-presidente do IHB, acaba de ser anunciado com novo Secretário de Saúde do Estado de Goiás.
Alexandrino foi convidado pelo governador eleito do estado vizinho, Ronaldo Caiado (DEM) e aceitou o convite. Ele assume a pasta e o novo desafio no dia 1º de janeiro. Até lá, prepara a transição de comando no IHB. O médico deve ser substituído por um dos nomes que já estão na equipe do Instituto.
O anúncio do novo Secretário de Saúde do Estado de Goiás foi feito no começo da tarde desta terça-feira (11), em uma entrevista coletiva, em Goiânia. Mas o afastamento oficial de Alexandrino do IHB só deve ocorrer em janeiro, no início da gestão de Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal.
O médico Ismael Alexandrino tem 35 anos e veio da iniciativa privada. Comandava uma rede de laboratórios de análises clínicas quando foi para a Secretaria de Saúde do DF. Ao lado do secretário Humberto Fonseca, Alexandrino comandou a implantação do Instituto Hospital de Base.
No IHB, implantou um novo modelo de gestão, com novos processos, novos modelos de contratação e compras, com avaliação constante de resultados. Reabriu leitos, abasteceu as farmácias e reduziu as filas por cirurgias.
O futuro da gestão do IHB ainda é incerto na gestão do governador eleito Ibaneis Rocha. Então candidato, Ibaneis chegou a falar em acabar com o modelo de instituto, em um discurso para agradar sindicalistas e servidores.
Depois de eleito, Ibaneis voltou atrás. Disse ao DF2 que “poderia recuar”, e manter o modelo do IHB, com algumas adequações.
A palavra final de Ibaneis Rocha pode ser conhecida nos próximos dias. Exatamente quando Alexandrino estiver esvaziando as gavetas no maior hospital público do Distrito Federal.
Fonte: G1/DF
Foto: Reprodução/ TV Globo

