Após denúncias de servidores sobre sobrecarga de trabalho e superlotação no Pronto Socorro do Hospital Regional de Brazlândia, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) esteve no local, nesta quarta-feira (28), para apurar a situação.
De acordo com a diretora de Formação Sindical, Josy Jacob, o objetivo da visita foi verificar o dimensionamento do profissional no hospital. “Conversamos com os profissionais e com a Gerência de Enfermagem do hospital e constatamos que não
está sendo seguido o dimensionamento estipulado na Resolução nº 543 de 2017 do Conselho Federal de Enfermagem”, afirmou.
Segundo a Resolução, o sistema de classificação de pacientes prevê que haja um profissional de enfermagem para cada seis pacientes em cuidado mínimo. No entanto, o Pronto Socorro contava, na manhã desta quarta-feira, com 38 pacientes sendo atendidos por três técnicos em enfermagem. Isso representa uma média de 13 pacientes por servidor, mais que o dobro do estipulado pelo Cofen. “A falta de profissionais afeta, não somente o trabalhador, mas também o paciente, que aguarda muito tempo para ser atendido e tomar uma simples medicação, por exemplo”, comentou Josy.
Foi o caso do senhor Jonas de Sousa Soares, que estava há mais de uma hora aguardando para tomar a medicação pois não havia profissional. “Pela manhã me mandaram para casa, mas a minha dor do peito, fadiga e falta de ar aumentaram, então retornei ao hospital e estou aguardando há mais uma hora pela medicação”, reclama o paciente.
O Sindate-DF conversou com a Gerência de Enfermagem do hospital, que reconheceu que há déficit na quantidade de técnicos em enfermagem, chegando a 3.600 horas, ou seja, faltam 180 profissionais para atender todas as áreas do hospital.
Para tentar resolver o problema, o Sindate-DF buscará, por meio do Ministério Público, que seja cumprida a Resolução tanto pela Secretaria de Saúde, com a alocação de mais profissionais, quanto pelo Coren, que é o órgão competente por realizar a fiscalização dentro dos hospitais.
Por Rayane Fernandes


