A campanha de vacinação contra a Covid-19 será iniciada às 10h desta terça-feira (19), confirmou, nesta segunda-feira (18), o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa, após a chegada das primeiras 105 mil doses da CoronaVac, imunizante da farmacêutica chinesa Sinovac produzido em parceria com o Instituto Butantan.

A aplicação das doses estava prevista para quarta-feira (20), mas os planos foram antecipados com o envio da carga que foi transportada por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou no Aeroporto de Brasília pouco antes das 15h.

De acordo com a secretaria de Saúde, a primeira fase do plano de vacinação contempla o grupo formado por profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, além de pessoas com mais de 60 que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas). Os profissionais que atuam na Saúde receberão a vacina nas unidades onde trabalham ou em unidades próximas. Já os idosos e cuidadores devem aguardar o contato da pasta. No caso de idosos que moram em locais de longa permanência, como asilos, eles serão imunizados nessas instituições.

Após o desembarque no DF, o carregamento foi levado para a Central da Rede de Armazenamento de Frios, responsável por operacionalizar toda a logística de vacinação contra a Covid-19, onde a temperatura de armazenamento das vacinas será verificada. Em seguida, os imunizantes passam por uma climatização, para serem guardados na temperatura adequada.

Ainda de acordo com a SES, serão mobilizados cerca de 1,5 mil profissionais nas sete Regiões de Saúde para iniciar a imunização. Com relação à vacinação, o Núcleo de Rede de Frio seguirá o cronograma de distribuição do Ministério da Saúde, e o quantitativo será distribuído às regiões de saúde conforme meta populacional a ser vacinada.

Como convidado do programa “Os Cabeças da Notícia”, da rádio Metrópoles FM, o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Newton Batista, comentou, nesta manhã, a importância da aprovação emergencial da vacina e o plano de imunização divulgado pela SES. Batista comemorou a aprovação emergencial pela Anvisa e salientou que a vacina traz uma sensação de segurança para a retomada de uma vida normal. O dirigente exaltou o protagonismo da Enfermagem como essencial em todos os momentos e enfatizou a importância do SUS na distribuição da vacina gratuita e universal.

Fiscalização

Deputados distritais da Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se reuniram nesta tarde, em videoconferência, para divulgar o plano de trabalho para fiscalizar a imunização contra o novo coronavírus no DF. O documento foi apresentado pelos integrantes da comissão, os deputados Fábio Felix (presidente), Jorge Vianna (vice), Rodrigo Delmasso (relator) e os distritais João Cardoso (Avante) e Iolando Almeida (PSC), onde será realizado uma série de ações a fim de informar a população sobre a logística, datas e andamento de todo o processo.

Confira o Plano de Vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal:

Primeira fase

– trabalhadores da saúde,

– população idosa a partir dos 75 anos de idade;

– pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);

Segunda fase

– pessoas de 60 a 74 anos;

Terceira fase

– pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como: portadores de diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave (IMC≥40).

Quarta fase

– agentes de segurança e professores.

Para a vacinação, o DF contará com até 169 salas de vacina. Todas salas foram equipadas, neste ano, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos. Os equipamentos são mais modernos que as habituais geladeiras que antes estavam instaladas nas unidades. Elas são capazes de sustentar as temperaturas exigidas pelos laboratórios fabricantes das vacinas, com exceção do insumo da empresa farmacêutica Pfizer, que exige armazenamento a -75ºC.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF