A vacinação em combate ao COVID-19 no Distrito Federal teve início na manhã desta terça-feira (19). A solenidade aconteceu no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o local que mais recebeu pacientes diagnosticados com os vírus na capital. Estiveram presentes autoridades brasilienses e profissionais que trabalham na unidade.
Assim como no HRAN, a vacinação se iniciou em mais 15 centros de saúde espalhados por todo o DF.
Uma das primeiras vacinadas foi a Técnica em Enfermagem Karina de Jesus Silva de 38 anos, que trabalha no HRAN e afirma que foi muito boa a experiência de ser a primeira Técnica em Enfermagem de Brasília a tomar a vacina contra o COVID: “ As expectativas são muito grandes em cima dessa vacina, ela servirá até para o controle da pandemia. Fica a esperança de que a gente vai ter uma melhora nos casos.”
O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) Newton Batista enfatiza a importância da vacinação para a categoria: “Os Técnicos em Enfermagem estão na linha de frente, muitos adoeceram, alguns até perderam suas vidas no combate ao Covid 19. O início da vacinação indica uma preocupação dos gestores em garantir a segurança dos profissionais. Embora ainda tenhamos muito a avançar no tocante a EPI’S que estão em falta e os Técnicos têm sido a principal categoria exposta ao vírus”.
Confira o Plano de Vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal:
Primeira fase
– trabalhadores da saúde,
– população idosa a partir dos 75 anos de idade;
– pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
Segunda fase
– pessoas de 60 a 74 anos;
Terceira fase
– pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como: portadores de diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave (IMC≥40).
Quarta fase
– agentes de segurança e professores.
Com informações da Secretaria de Saúde do DF.