Durante a manhã desta quarta-feira, o diretor do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) Newton Batista esteve presente no PO700, nova sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal para participar de uma reunião com o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto; Subsecretário de Saúde, Alexandre Garcia e demais gestores.

Na ocasião foi solicitado à cúpula mais detalhes sobre o plano de vacinação em combate ao Covid-19 no Distrito Federal. Visto que, a vacinação se iniciou na manhã de terça-feira e na noite deste mesmo dia foi enviado para as Superintendências Regionais de Saúde, uma circular que relacionava os setores que receberiam as doses do imunizante neste primeiro momento.

A publicação gerou os mais diversos questionamentos e por esse motivo foi abordado por frentes sindicais, o porquê da exclusão de determinados profissionais da primeira fase do processo. São eles: trabalhadores de saúde dos ambulatórios, policlínicas, CAPS, bem como dos setores administrativos da saúde tanto a nível central quanto regional e local.

Mesmo com a exclusão destes profissionais, Okumoto garantiu que todos serão vacinados, porém como o estoque enviado para o DF é baixo, é necessário fazer um plano de estratégia dividido em duas partes. Os gestores enfatizaram que o processo de aplicação da vacina deve ser comandado por enfermeiros que receberão o devido treinamento de manipulação das doses.

Mediante a explanação, o Sindate se compromete a acompanhar o plano de vacinação para garantir a transparência dos procedimentos.